Alimentos termogênicos são capazes de aumentar 10% a queima de gordura
Há algumas semanas falei aqui sobre os tipos de gorduras - saturadas, insaturadas e trans. Não abordei naquela ocasião uma outra classificação, das chamadas gorduras branca e marrom.
Mamíferos possuem dois tipos de tecido adiposo, aquele que concentra as células de gordura do corpo. Os adipócitos brancos estão presentes em grande quantidade nos indivíduos adultos. São células repletas de uma grande vesícula de gordura e mais claras quando visualizadas ao microscópio. Já os adipócitos marrons são células menores, formadas por inúmeras vesículas pequenas de gordura, e com uma maior quantidade de mitocôndrias, o que dá uma coloração mais escura à elas quando visualizadas.
Os adipócitos marrons encontram-se em grande quantidade em recém-nascidos e em animais que hibernam. Até pouco tempo atrás achávamos que eles desapareciam a partir da infância em seres humanos. Hoje sabemos que eles seguem presentes em indivíduos adultos, em algumas partes reduzidas do corpo.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
A gordura marrom é termogênica. Ou seja, sua queima envolve uma liberação grande de energia na forma de calor, o que aumenta a temperatura corporal. Isso explica o porquê dela estar presente em grande quantidade em animais que hibernam. O frio intenso é capaz de ativar esse mecanismo termogênico. O que ocorre com o envolvimento das estruturas celulares citadas, as mitocôndrias.
Ao que tudo indica, outro mecanismo além do frio também é capaz de ativar a termogênese. A ingestão de alguns tipos de alimentos. Estudos apontam que alguns desses alimentos termogênicos são capazes de aumentar o metabolismo e em até 10% a queima de gordura, o que leva ao aumento da temperatura corporal. Isso pode ocasionar um ganho no desempenho físico de atletas e uma redução maior da massa de gordura.
Exemplos de substâncias que possuem comprovado efeito termogênico do ponto de vista científico são a cafeína, a capsaicina e a efedrina. Elas estão presentes em alimentos como o café, o chá verde, a canela, a pimenta vermelha, o gengibre e o guaraná.
Obviamente, apenas a introdução desses alimentos na dieta não fará, como por um passe de mágica, que uma pessoa perca peso. O consumo de alimentos termogênicos deve vir aliado a uma dieta saudável e à prática de atividade física regular. Nesse caso, eles podem sim potencializar a perda de gordura corporal. O que deve sempre ser orientado por um profissional como o nutricionista.
Um abraço e até a próxima!
Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
--
Leia outros artigos de Renan Santos em sua coluna no jornal Brasil de Fato MG
--
Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal
Edição: Larissa Costa