Paraná

INFLAÇÃO

Feed do Manolo | Inflação recua e economia melhora

Governo Federal melhora economia e inflação de junho recua, mercado financeiro otimista

Paraná |
Coluna publicada na edição 309 do tabloide Brasil de Fato Paraná - Reprodução/Montagem RBA

Mesmo com o Banco Central jogando contra, o Governo Federal vem conseguindo melhorar a economia do país. A inflação de junho recuou 0,08% e o mercado financeiro tem visto com otimismo a reforma tributária e as ações para equilibrar os gastos e investimentos do Governo Lula.

A queda em junho foi a menor variação para o mês desde 2017, quando o índice foi de -0,23%. Segundo o IBGE, quedas ocorreram em Alimentação e bebidas (-0,66%) e Transportes (-0,41%), que contribuíram com -0,14 p.p. e -0,08 p.p, respectivamente, para o resultado do mês. Artigos de residência (-0,42%) e Comunicação (-0,14%) também registraram recuo nos preços no IPCA de junho. Em transporte, a mudança da política da Petrobras e o bônus do Governo Federal para compra de carros ajudaram na queda dos preços.

A melhora na economia já se reflete na opinião do Mercado financeiro. De 90% que achavam que o governo seria ruim, agora está em 44%. Já a avaliação positiva de Lula saltou de 10% para 36%. Números melhores tem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que saltou positivamente de 10% para 65%.

Dois pontos seguem sendo cruciais para a retomada econômica: a reforma tributária e a queda dos juros. Para o primeiro, a expectativa na pesquisa Genial Quaest apontou que ⅔ acreditam na melhoria do bem estar da população. Com relação aos juros, 54% desejam a queda do índice fixado pelo Banco Central.

 

 

--
Inscreva-se em nosso grupo de whatsapp de notícias do Paraná, clique no link a seguir: https://chat.whatsapp.com/Bpo3CaCrm5yGjWnHPEZgE2

Edição: Lucas Botelho