Rio Grande do Sul

SINDICALISMO

XIX Confup reunirá mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras de quinta a domingo em São Paulo

Federação Única dos Petroleiros vai definir pautas e eleger diretoria que irá conduzir as lutas nos próximos 3 anos

Brasil de Fato | Cajamar (SP) |
Congresso da FUP será realizado de forma híbrida, com participantes presenciais e videoconferências - Divulgação

A Federação Única do Petroleiros divulgou a programação completa da 19ª edição do seu Congresso Nacional (Confup XIX). O encontro acontece de quinta-feira (3) a domingo (6) em Cajamar (SP). O objetivo é debater e aprovar as pautas e campanhas reivindicatórias para o próximo período, bem como eleger a nova diretoria colegiada, que conduzirá as lutas da categoria pelos próximos três anos.

:: Petroleiros da Refap paralisam atividades contra privatizações da Petrobras ::

São esperados cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras, entre delegados e delegadas eleitas, observadores/as, assessorias e convidados/as que tem como tema “Energia para renovar o Brasil”. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da Federação, a atividade tem o desafio de avançar nas lutas pela reconstrução da Petrobrás e pelo resgate dos direitos da categoria petroleira.

"O congresso ocorre em um momento significativo para a categoria petroleira e a classe trabalhadora de forma geral, com o restabelecimento de um governo democrático e o início da retomada de direitos e conquistas sociais que foram violentamente atacados e desmontados pela ultra direita. O Congresso Nacional da FUP é a instância máxima da organização dos petroleiros, cujo pilar é a democracia sindical. É neste fórum que a categoria delibera sobre as pautas de reivindicações e calendários de luta, a partir dos debates realizados regionalmente", aponta o comunicado divulgado no site.

Este será também o primeiro Confup que terá atividades presenciais, após uma lacuna de três anos imposta pela pandemia da covid-19. Mas, como o evento será realizado de forma híbrida, 60% do público acompanhará os debates por videoconferências. Os sindicatos filiados à FUP inscreveram um total de 259 delegados e delegadas, que irão participar do congresso. Destes, 104 estarão presencialmente no evento e o restante participará de modo virtual e com os mesmos direitos garantidos.

Como funciona o Confup

Os debates do Confup começam após os delegados e delegadas aprovarem a tese guia que norteará os Grupos de Trabalho (GTs) sobre os temas que serão deliberados pelo congresso. Para subsidiar e ampliar a discussão, a programação conta com uma série de mesas temáticas com palestrantes convidados. De uma forma geral, os GTs discutem as campanhas reivindicatórias do Sistema Petrobrás e das empresas do setor privado, questões relacionadas à organização sindical e temas mais abrangentes relacionados às conjunturas política e econômica, à geopolítica do petróleo e à transição energética.

:: Presidenta do Sindipetro-RS, Miriam Cabreira, explica como é calculado o preço dos combustíveis ::

Os participantes do Confup definem junto com suas delegações os GTs que acompanharão, pois é nesses grupos que são travadas as principais discussões do congresso. As propostas, planos de luta e moções encaminhadas pelos GTs são deliberadas na plenária final.

O retorno dos debates presenciais do Confup ocorrerá no icônico Instituto Cajamar, escola de formação sindical criada em 1986 por organizações da classe trabalhadora, que foi palco de importantes lutas pela redemocratização do país. Nos últimos anos, o Instituto vem atravessando uma grave crise e corre o risco de ser desativado. A categoria petroleira volta a contribuir para o resgate e fortalecimento dessa importante instituição, como fez em outros momentos, com parcerias que viabilizaram reformas e obras em escolas e centros de formação.

Confira a programação do XIX Confup


Edição: Katia Marko e Marcos Corbari