Rio de Janeiro

Orgulho

Festival do Orgulho L acontece neste sábado (19) no Centro do Rio de Janeiro

Evento terá início com a roda de conversa "Amor em tempos de luta" com as editoras da Revista Brejeiras

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O dia do orgulho lésbico, celebrado no dia 19 de agosto, relembra o Levante do Ferro’s Bar, em 1983, conhecido como o Stonewall brasileiro - Foto: Paulo Pinto / FotosPublicas

Em comemoração ao dia do orgulho lésbico, neste sábado (19) acontecerá o Festival do Orgulho L, no Centro do Rio de Janeiro. Com início programado para 18h, o evento terá início com a roda de conversa "Amor em tempos de luta" com as editoras da Revista Brejeiras, uma publicação feita por e para lésbicas.

Em seguida, haverá a participação das principais festas lésbicas do Rio de Janeiro: Bailão das Sapatão, Sáfica (Fancha); Sapagode; Tersapata; Manas. O Festival acontecerá no espaço Arena localizado na rua do Mercado, nº 32, Centro. O convite gratuito pode ser retirado no link.

Dia do orgulho lésbico

O dia do orgulho lésbico, celebrado no dia 19 de agosto, relembra o Levante do Ferro’s Bar, em 1983, conhecido como o Stonewall brasileiro.  As lésbicas organizadas no Grupo de Ação Lésbica Feminista (GALF, 1981-1990) distribuíam o jornal chachacomchana no bar até que foram impedidas de entregarem a publicação.

Lideradas por Rosely Roth, as lésbicas, com o apoio de organizações de direitos humanos e do movimento negro e feminista, invadiram o Ferro’s Bar para denunciar a censura, a perseguição e  a violência policial contra lésbicas.

 

Edição: Mariana Pitasse