Rio de Janeiro

ENCONTRO

Cidade do Rio de Janeiro será sede do encontro da Juventude do G20 em 2024

Capital vai sediar em novembro do ano que vem a reunião das 20 maiores economias do mundo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
rio de janeiro
Rio foi anunciado no último domingo (20), no encerramento do Y20, em Varanasi, na Índia - Pedro Kirilos/Riotur

A cidade do Rio de Janeiro foi anunciada como a sede, em 2024, do encontro da Juventude do G20, conhecido pela sigla Y20. A comunicação aconteceu no encerramento do Y20, no último domingo (20), em Varanasi, na Índia.

O Rio sediará, nos dias 18 e 19 de novembro do ano que vem, a reunião de cúpula do G20 – o grupo das 20 maiores economias do mundo –, que tem 11 grupos de engajamento que também farão encontros em 2024.

Leia mais: Os Brics podem mudar o equilíbrio de forças, mas não mudam o mundo sozinhos

O Grupo dos Vinte (G20) é composto por 19 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos) e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

"Em 2024 o Brasil, o mundo e as gerações se encontram no Rio. A cúpula do Y20 apresentará o Rio às juventudes de todo o mundo. Este anúncio confirma a parceria da Prefeitura com a sociedade civil, os grupos de engajamento do G20 e o governo federal", celebrou o presidente do Comitê Rio G20, da Prefeitura carioca, Lucas Padilha.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, liderou a comitiva brasileira. Ele levou as experiências bem sucedidas dos projetos da Prefeitura do Rio, que têm o objetivo de preparar os jovens da cidade para o mercado de trabalho, com foco, principalmente, na Indústria 4.0, que já representa um amplo campo de atuação na sociedade.

O Y20 terminou com propostas de políticas públicas voltadas para os jovens dos 20 países membros do grupo. O documento produzido nos dois dias de encontro será entregue aos líderes das nações, durante o encontro de Cúpula do G20, nos dias 9 e 10 de setembro, também em Nova Delhi.

Neste ano, as linhas de negociação e debates estavam divididas em cinco eixos temáticos: "Futuro do Trabalho: Indústria 4.0, Inovação e Competências do Século XXI"; "Construção da paz e reconciliação: inaugurando uma era sem guerra"; "Mudanças Climáticas e Redução do Risco de Desastres: Fazendo da Sustentabilidade um Modo de Vida"; "Futuro Compartilhado: Juventude em Democracia e Governança"; "Saúde, Bem-Estar e Desporto: Agenda para a Juventude".

Como chefe da delegação brasileira, Salvino Oliveira participou dos cinco eixos de debate do Y20, mostrando iniciativas como o Pacto Pela Juventude, projeto em parceria com a Unesco, que forma jovens líderes em comunidades cariocas.

Atualmente, mais de 600 jovens participaram do pacto, que prevê sete meses de estudos remunerados com bolsa de R$ 500. Durante o curso, eles aprendem a pesquisar e identificar problemas locais, em suas próprias localidades, e a pensar em soluções para as questões consideradas mais urgentes pelos moradores.

Edição: Eduardo Miranda