Paraíba

TRABALHADORES

FETAG-PB realiza Convenção Coletiva 2023 para reajuste salarial dos trabalhadores da cana-de-açúcar

O novo salário teve um reajuste de 7%, e foi negociado entre os trabalhadores e os usineiros durante convenção

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Mabel Dias

A partir de 1º de setembro, os trabalhadores do setor sucroalcooleiro da Paraíba vão receber um salário de R$ 1.365 reais. O novo salário teve um reajuste de 7%, e foi negociado entre os trabalhadores e os usineiros, durante convenção coletiva, realizada nesta quinta-feira (24) na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), em João Pessoa.


Reprodução / Foto: Mabel Dias


O secretário de Agricultura Familiar e Política Agrícola da Federação, João Alves, informou que também houve reajuste nos valores recebidos para aqueles trabalhadores que usam transporte público para ir até o local de trabalho, para os que trabalham na irrigação e os que lidam com herbicidas.

“Em janeiro de 2024, quando o salário mínimo aumentar, o trabalhador da cana-de-açúcar terá um valor a mais em seu salário, que é a antecipação salarial. Também em janeiro faremos uma nova tabela, corrigindo estes valores para dar início a uma nova convenção coletiva. É uma vitória dos trabalhadores,” afirmou João Alves.


Reprodução / Foto: Mabel Dias


Para o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, também avaliou como positivo o resultado da convenção coletiva. “Esta foi a primeira mesa de negociação, pois realizamos várias reuniões com os trabalhadores para discutir estes pontos e ontem conseguimos algumas vitórias. A mesa de negociação foi muito boa, terminamos às 13h, e a categoria ficou satisfeita com os ganhos que obtiveram,” pontou.

Os assessores jurídicos da FETAG-PB, Bruno Chianca e Sérgio Calixto, também estiveram presentes na convenção. A mediação coube ao auditor fiscal do MPT-PB, José Cursino Raposo. 

Com redação Ascom-FETAG/PB


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

 


 

Edição: Cida Alves