Rio de Janeiro

COVID-19

Município do Rio confirma primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5

Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população esteja em dia com a dose de reforça da vacina contra a covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
SMS considera que nova subvariante já está em transmissão local na cidade do Rio - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5 da covid-19 na cidade. O laboratório de sequenciamento genético da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) foi responsável pelo reconhecimento.

Segundo o secretário de saúde, Daniel Soranz, o paciente com o novo vírus é um homem de 46 que não tomou a vacina bivalente, sem histórico recente de viagem, constatando a transmissão local da doença. O homem apresentou sintomas leves.

“Não há indício de que a nova subvariante escape da proteção vacinal. Então, as pessoas que não realizaram a vacina bivalente, devem procurar uma unidade de saúde”, destaca o secretário. 

Leia mais: Levantamento mostra que 45% das mulheres brasileiras apresentam algum tipo de transtorno mental no pós pandemia

A cidade do Rio alcançou alta cobertura vacinal, atingindo 98% no esquema inicial (primeira e segunda dose). Porém, a SMS informa que a proteção não dura para sempre, sendo essencial tomar a dose de reforço.

As vacinas estão disponíveis nas 237 unidade de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Além do Super Centro Carioca de Vacinação, que funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e dos postos extras espalhados pela cidade.
 

Edição: Jaqueline Deister