Minas Gerais

SOCORRO

Onda de calor pode elevar temperatura para 39 °C em Belo Horizonte

Serviços de meteorologia apontam possibilidade de recorde nas temperaturas máximas registradas em algumas localidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) | |
Temperaturas poderão passar dos 40 graus em diversas partes do país nesta semana - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Esta, que é a última semana do inverno, será de altas temperaturas na maior parte do Brasil. Uma onda de calor causada por uma massa de ar quente poderá levar a temperatura para cima dos 40 °C. Serviços de meteorologia não descartam que haja casos de temperaturas máximas já registradas não só para o mês de setembro como em qualquer momento em algumas localidades.

De acordo com a MetSul, há potencial para quebra de recordes de temperatura em todas as cinco regiões do país. As temperaturas mais altas deverão ser registradas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, estados onde a maioria das cidades devem ter os termômetros mostrando 40 °C ou mais. Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins também devem ter calor extremo.

A cidade de São Paulo, por exemplo, é um dos locais onde há possibilidade de registro de temperatura recorde. Desde o início das medições, em 1943, o máximo já aferido na cidade foi 37,8 ºC, em 17 de outubro de 2014. Várias cidades do interior do estado também poderão ter dias de temperaturas históricas.

 Em Belo Horizonte, de acordo com a MetSul, há previsão que a temperatura chegue aos 39º C nos próximos dias.
 

Leia mais: Brasil teve julho mais quente dos últimos 62 anos

Segundo a MetSul, a massa de ar que vai cobrir o país é considerada "extremamente quente". As temperaturas começarão a subir já no início da semana no Centro-Oeste e no Sudeste. No meio da semana, a massa de ar será reforçada e vai aumentar as ocorrências de temperaturas atipicamente elevadas para esta época do ano. O inverno termina na madrugada de sábado (23). 

"Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo", alertou a Metsul. 

Segundo o Climatempo, só o Rio Grande do Sul deve ficar fora da onda de calor esperada. Também há um alerta para queda da umidade do ar, que pode chegar a níveis de alerta, especialmente no Nordeste. Com isso, a recomendação é para que a população de todos os outros estados tenham atenção, evitando práticas de exercícios ao ar livre nas horas mais quentes do dia, reforçando a hidratação.

Via Brasil de Fato

Edição: Rodrigo Durão Coelho