Paraíba

PREVENÇÃO

ADUFPB promove o encontro 'Setembro Amarelo: Quebrando o tabu, para cuidar e proteger!' no próximo dia 26/09

Palestrantes serão profissionais de medicina, psicologia e serviço social

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

No mês dedicado à prevenção do suicídio, a ADUFPB promove o encontro “Setembro Amarelo: Quebrando o tabu, para cuidar e proteger!”, com palestras de profissionais de medicina, psicologia e serviço social. O evento acontecerá na próxima terça-feira (26), das 9h às 12h, na Sala 407 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), como parte do projeto Promoção da Saúde e Qualidade de Vida Docente, por meio do qual o sindicato já promoveu atividades similares, no decorrer deste ano.

Os palestrantes dessa mesa-redonda serão o professor Ernani Vieira de Vasconcelos Filho, do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da UFPB; a professora Tatiana de Lucena Torres, do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB, membro do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Trabalho e também do Núcleo Interdisciplinar Labores, ambos desta universidade; e a professora Alecsonia Araújo, do Departamento de Serviço Social da UFPB. A mediação ficará por conta da professora Lenilma Bento, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da UFPB e vice-presidenta da ADUFPB.

O mal do século — De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano. Uma das principais causas é a depressão, considerada pela OMS como o “Mal do Século”

“A depressão ainda é negada e mal compreendida por muitas pessoas. Em alguns casos, passa despercebida, pois quem está em crise não consegue pedir ajuda, ou não percebe que precisa de ajuda. Para acabar com a dor que lhe atormenta, tira a própria vida”, diz a professora Lenilma. Ou seja, a correta intervenção poderia evitar grande parte dessas perdas.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves