Rio Grande do Sul

HISTÓRIA

Livro sobre o Memorial Luiz Carlos Prestes será lançado neste sábado (30)

Davi Lima de Oliveira se inspirou nas fotos expostas nas paredes do Memorial que retratam a vida e o legado de Prestes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No prefácio, escrito por Olívio Dutra, o ex-governador dá uma ideia da importância do conteúdo que foi inspirado na carta escrita por Oscar Niemeyer, que projetou a estrutura física do Memorial - Foto: Clara Aguiar

Será lançado no próximo sábado (30), às 10h, em Porto Alegre, o livro "Memorial Luiz Carlos Prestes", de Davi Lima de Oliveira. A obra tem como inspiração as fotos expostas nas paredes do Memorial que retratam a vida e o legado de Prestes no século XX.

:: Alvo da extrema direita no RS, Memorial Luiz Carlos Prestes pode ser tombado pelo Iphan ::

No prefácio, escrito por Olívio Dutra, o ex-governador dá uma ideia da importância do conteúdo que foi inspirado na carta escrita por Oscar Niemeyer, que projetou a estrutura física do Memorial.

“O autor, inspirado pela carta do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, nos conduz pelos corredores do Memorial Luiz Carlos Prestes, um espaço que se tornou um verdadeiro templo da memória. Através das fotografias cuidadosamente dispostas em suas paredes, somos transportados para os momentos chaves da história republicana e somos convidados a refletir sobre seu significado e impacto”, escreve Olívio.

Segundo ele, "Davi nos leva além do registro fotográfico, desvendando os sentimentos, as motivações e as ideias que permearam a vida de Luiz Carlos Prestes. Ao fazer isso, nos convida a uma jornada única, na qual somos levados a compreender não apenas o personagem histórico, mas também a complexidade dos eventos e o contexto em que eles ocorreram".

:: “Memorial Luiz Carlos Prestes é patrimônio de Porto Alegre (RS)”, afirmam ex-prefeitos ::

O ex-governador pontua que o livro transporta quem o ler "para momentos marcantes da história brasileira, como a Coluna Prestes, e tantos outros episódios que moldaram os rumos do país. Com maestria, o autor entrelaça fatos e emoções, proporcionando ao leitor uma experiência rica e cativante”.


Lançamento será neste sábado, no Memorial Luiz Carlos Prestes / Divulgação

Davi Lima de Oliveira lançará o seu livro no Memorial Luiz Carlos Prestes, único prédio com a assinatura de Oscar Niemeyer na capital gaúcha, no dia 30 de setembro, às 10h. O endereço, ao lado da Federação Gaúcha de Futebol, é Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527 – 1889, Praia de Belas, Porto Alegre.

Edição: Katia Marko