Paraíba

REVOLTA

Músicos fazem Ato de Protesto contra o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que coíbe a atuação dos profissionais na orla da capital

TAC delimita horário de funcionamento das casas, bares e restaurantes; novas regras foram definidas nesta terça (17)

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Na próxima terça-feira (24) ocorrerá um Ato de protesto no Busto de Tamandaré, na capital, contra o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) acordado entre a gestão Cícero Lucena (PP) e o Ministério Público da Paraíba. O termo publicado há cerca de dois meses, e constantemente reajustado, coibe a atuação de músicos na orla de Cabo Branco e Tambaú, além de delimitar o horário de funcionamento das casas, bares e restaurantes daquele território.

::MPPB ATACA A CULTURA | Ministério Público da PB proíbe instrumentos musicais em toda a orla da capital, com exceção de voz e violão; bares têm de fechar à meia noite para não serem multados; turistas estão sendo expulsos do local; categoria musical está desesperada
 
O ato acontecerá às 19 horas e está sendo puxado pela Associação de Forrozeiros da Paraíba (ASFPB), juntamente com músicos percussionistas e tecladistas, donos de bares e restaurantes, além do vereador Marcos Henriques (PT).


Reprodução / Card: Reprodução


"O ato está sendo articulado por conta do termo de ajuste de conduta que está prejudicando bares e músicos, e na próxima terça-feira (24) vamos fazer um grande protesto, uma mobilização, e envolver também os donos de bares que são diretamente interessados para a gente ter uma resolução para esses problemas. E também os músicos, sejam eles quais forem, não só forrozeiros, mas também tecladistas e percussionistas, e vamos envolver todo mundo, porque o momento é esse, de a gente estar lutando pelo direito de trabalhar, que é o mais importante", destacou o vereador Marcos Henriques.

Novas regras foram definidas nesta terça (17)

Novas regras foram definidas nesta terça (17). Segundo a portaria, haverá o limite de cadastro de até 30 artistas de rua, que estão vetados a usar amplificadores de som ou aparelhos que causem perturbação do sossego. O período estipulado para apresentações é de 10h às 22h, que não podem acontecer nos Largos de Tambaú e Gameleiras.

Sobre os ambulantes, foram liberadas 100 vagas na faixa de areia. Os profissionais, no entanto, estão proibidos de usar instrumento manual, eletrônico ou de qualquer espécie que vise atrair a atenção dos banhistas com propagação de sonora. Eles também não podem se estabelecer em ponto fixo, ou delimitar e reservar qualquer faixa de areia.

O uso de instrumentos cortantes, como facas, facões e machadinhas também está proibido. A abertura do coco verde deve ser feita por meio de furador. Ainda na faixa de areia será permitida a colocação de 60 cadeiras e guarda-sóis. A locação será feita entre 5h e 17h.

Já no calçadão poderão ser 40 pambulantes atuando das 5h às 16h, e 60 ambulantes atuando das 16h às 00h. Esses, porém, não podem invadir as ciclovias e utilizar carrinhos com fonte de calor, como botijões, fritadeiras, fornos e aparelhos eletrônicos. A venda de roupas também foi vedada.

Os guias de turismo poderão vender pacotes de viagens e passeios,  com 60 vagas para guias, 70 para bugueiros e 14 para embarcações.

Clique aqui para ler as novas regras


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

 

 

Edição: Polyanna Gomes