Minas Gerais

CULTURA

Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro acontece em São João del-Rei a partir de quinta (16)

Programação gratuita conta com shows, palestras e oficinas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A última edição do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro aconteceu no Rio de Janeiro, em 2023 - Foto: Instagram/ @memoriadocavaquinhobrasileiro/ @beatrizgimenes_

A terceira edição do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro acontece em São João del-Rei (MG) nos dias 16, 17 e 18 de novembro. A programação conta com a participação de artistas como Ausier Vinícius, José Carlos Choairy, Bia Nascimento e Pablo Araújo.

O festival, que acontece no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, é gratuito e visa agregar e divulgar a pluralidade artística referente à prática do cavaquinho no Brasil, realizando encontros, oficinas e apresentações musicais de cavaquinhistas de diferentes regiões do país, com as mais variadas influências sonoras.

História

Criado em 2018 pelo músico e pesquisador Pedro Cantalice, o projeto Memória do Cavaquinho investiga e compartilha informações sobre a história e memória do cavaquinho no Brasil.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Além do evento, o projeto possui um acervo disponibilizado na internet com gravações raras, entrevistas, fotografias, textos acadêmicos, métodos de cavaquinho e partituras. O material tem sido referência para músicos e pesquisadores de várias partes do mundo.

O festival teve sua primeira edição em 2022, no Rio de Janeiro, com a participação de personalidades como Mestre Siqueira, Henrique Cazes, Wanderson Martins, Abel Luiz, Carlos Chaves, Pablo Araújo, Ronaldinho do Cavaquinho e Léo Benon.

A segunda edição, em 2023, também no Rio de Janeiro, foi preenchida por shows e workshops dos cavaquinhistas Messias Britto (BA) e Lucas Arantes (SP). E, seguindo a linha do festival anterior, trouxe nomes consagrados para sua programação, como a musicista e educadora Luciana Rabello e o compositor arranjador Jayme Vignoli, que dividiram o palco em um encontro histórico.

Pedro Cantalice destaca que o evento vai além do fazer musical e desenvolve, acima de tudo, a união dos instrumentistas participantes.

“A partir da prática do instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito e potência humana. Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro, um reflexo dessas virtudes em três dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações, apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades”, aponta.

Confira a programação:

Quinta-feira (16)

19h30 Abertura: show com Warley Henrique

Sexta-feira (17)

18h Palestra com Bia Nascimento

19h30 Show com Ausier Vinicius

21h30 Roda de choro do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro, no Quintal do Rosário

Sábado (18)

14h Lançamento Tárrega no Cavaquinho

16h Roda de choro de encerramento do festival, no Alquibeer.

Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram @memoriadocavaquinhobrasileiro.

 

Edição: Larissa Costa