Minas Gerais

Coluna

Toda ave é um pássaro?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Imagem ilustrativa - Foto: Freepik
Aves são descendentes dos dinossauros que não foram extintos

Aves são animais vertebrados que possuem bico, membros anteriores em formato de asa, corpo aerodinâmico coberto por penas, temperatura constante e que botam ovos com casca. Na classificação científica, são consideradas uma classe dentro do reino animal. Formada atualmente por quase 11 mil espécies.

No dia a dia, geralmente chamamos qualquer ave de pássaro. Será que, para a ciência, as duas palavras são sinônimas? Não.

Pássaro é um tipo específico de ave. São a ordem com maior número de espécies, a Passeriforme. Pense em um canarinho. Pronto, todo pássaro tem um formato do corpo parecido com o dele. São exemplos o bem-te-vi e o pardal.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Falcões, gaviões e águias são Falconiformes. Galos, perus e pavões são Galiformes. Gansos, cisnes e patos são Anseriformes. A arara e o papagaio são Psitaciformes. Todos são aves e não são pássaros. Assim como o pinguim, a ema, a garça, a coruja, a pomba e o beija-flor. Aprendeu?

Outra coisa interessantíssima sobre as aves é que elas são descendentes dos dinossauros que não foram extintos. Elas são os dinossauros que sobreviveram à grande extinção causada pela queda do asteroide Chicxulub.

Esse asteroide atingiu a Terra na região da Península de Yucatán, localizada no México, há cerca de 66 milhões de anos. Tal evento eliminou a maioria dos grandes répteis, que os dinossauros são os representantes mais famosos.

Porém, um grupo de dinossauros emplumados, de pequeno porte, sobreviveu e deu origem ao que hoje chamamos de aves. Algumas características, como o formato do pescoço (em S) e dos pés (apoiados nos dedos) compartilhadas por dinossauros e aves, nos possibilitam dizer que são parentes evolutivos muitos próximos. Além, é claro, da presença das penas, observada em diversos fósseis de dinossauros.

E por que os antepassados das aves sobreviveram e os grandes dinossauros não? A hipótese mais aceita é que isso se deve ao seu tamanho diminuto e ao fato delas viverem próximo à água. Ao que parece, ambientes de beiras de rios e lagos foram menos impactados pelas consequências do Chicxulub. Por esse motivo répteis, como os crocodilos e os anfíbios, também sobreviveram à essa grande extinção.

Portanto, provavelmente todas as aves atuais são descendentes de alguns dinossauros de certa forma semelhantes a patos, que viviam em ambiente terrestre próximo à água e que sobreviveram a esse traumático evento da história da Terra.

Um abraço e até a próxima!
 

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

--

Leia outros artigos de Renan Santos em sua coluna no jornal Brasil de Fato MG

Edição: Larissa Costa