Paraíba

DEMOCRACIA

Cebes realiza 1º Encontro Nacional para contribuir com o debate das eleições municipais 2024

Evento aborda, entre outros temas, a saúde, a desigualdade, exclusão social e conjuntura da esquerda brasileira

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Na luta pela Reforma Sanitária. - Foto retirada do site: http://laticsufcg.blogspot.com

Nestes dias 01 e 02 de dezembro, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) promove o 1º Encontro Nacional: desafios políticos para a democracia e os direitos sociais, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo do evento é montar uma pauta, junto aos movimentos sociais, que incida nas eleições municipais de 2024. 

O evento contará com a participação de pesquisadores e integrantes do Cebes, representantes de movimentos sociais e militantes do movimento da reforma sanitária, gestores e profissionais de vários estados do país. 

Além de temas como direito à saúde de grupos identitários, direito ao envelhecimento, bem-estar e bem viver e princípios de solidariedade, o encontro traz assuntos como a violência, as desigualdades e a exclusão social como empecilhos à conquista de uma vida saudável e digna para todas as pessoas. O evento almeja um debate amplo e que englobe diversas especificidades da sociedade, assim, busca promover um diálogo com foco na formação e na mobilização da consciência crítica, progressista e inclusiva da população brasileira.
    
História

O Cebes iniciou atividades em 1976 e é uma das entidades fundadoras da Reforma Sanitária no Brasil, que ocorreu no contexto da luta contra a ditatura militar. Esse movimento tinha em vista mudanças necessárias na área da saúde. O Cebes participou da 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986). Assim, é uma instituição histórica da conquista da saúde como direito universal de cidadania, protagonista na criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Recentemente, participou da elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento da Covid-19 e da 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida este ano.

O Cebes acredita que o conceito ampliado de saúde não se realiza em uma formação política e social excludente e antidemocrática. É defensora de políticas transversais e intersetoriais elaboradas e implementadas com participação de instâncias de representação da sociedade e do controle social. Tem como lema “Saúde é democracia, democracia é saúde”.

Informações do Evento:
 

Dias: 01 e 02 de dezembro. 
Local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Auditório 411, João Pessoa/PB.

Programação completa: 


 





Com informações do site do Cebes.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

Edição: Carolina Ferreira