Rio de Janeiro

ÁGUA

Cedae conclui manutenção preventiva do Sistema Guandu

Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, abastece cerca de 10 milhões de pessoas no estado do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Manutenção no Sistema Guandu acontece em preparação para a alta demanda do verão - Foto: divulgação

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) concluiu às 20h51 da última terça-feira (5), a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu, localizado em Nova Iguaçu e responsável pelo abastecimento de 10 milhões de pessoas do município do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Segundo a companhia, a operação terminou sete horas antes do previsto. 

A nota divulgada pela Cedae informa que o Sistema Guandu opera com 76% da capacidade, e que a companhia aguarda a finalização dos reparos das concessionárias nas redes de distribuição para retomar a produção total de água.

Leia mais: Rompimento de adutora da Águas do Rio, em Nova Iguaçu, afeta famílias de três municípios

A companhia ressalta ainda que o prazo para normalização do abastecimento nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados deve ser informado pelas empresas Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, responsáveis pelo fornecimento de água.

O serviço no Sistema Guandu acontece em preparação para a alta demanda do verão. Técnicos fizeram inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal. 

 

Edição: Jaqueline Deister