Rio de Janeiro

Chuvas

Angra dos Reis registra 406 desabrigados e dois mortos após temporal no final de semana

Cidade localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro está em estado de alerta; prefeitura organiza central de doações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nesta segunda-feira (11), segundo a prefeitura, as equipes da Defesa Civil estão nas ruas com vistorias de engenharia, serviços de desobstrução de vias e retiradas de vegetais - Divulgação

A chuva forte a noite de sexta-feira (8) e a madrugada de sábado (9) deixou a cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde, em estado de alerta. Os 250mm de chuva registrados em 24 horas, combinados com a maré cheia, causaram inundação no bairro do Bracuí, local em que se localiza o Quilombo do Bracuí, com a água atingindo três metros de altura em alguns pontos.

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um idoso e uma idosa que estavam em um asilo privado. Segundo a prefeitura, a água subiu rapidamente no asilo e os idosos não conseguiram ir para o segundo andar do imóvel. A causa provável das mortes foi afogamento.

Leia também: Angra dos Reis registra duas mortes e 300 desabrigados após fortes chuvas

Outros 25 idosos do asilo foram levados para uma casa vizinha e, em seguida, encaminhados ao Hospital Municipal da Japuíba, após triagem, 18 idosos foram conduzidos a um abrigo outros sete idosos continuam recebendo atendimento no hospital, mas passam bem segundo a Secretaria de Saúde.

Ao todo, 406 pessoas estão em três abrigos disponibilizados pelo município no Frade: Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, Escola Cívico-Militar Remo Baral e CEMEI Sérgio Louzada.

Nesses locais, os moradores receberam kits providenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, incluindo itens essenciais para famílias, idosos, crianças e pets.

Nesta segunda-feira (11), segundo a prefeitura, as equipes da Defesa Civil estão nas ruas com vistorias de engenharia, serviços de desobstrução de vias e retiradas de vegetais. Além desses serviços, equipes da Defesa Civil estão realizando a entrega de donativos para o Quilombo do Bracuí e atendendo as demandas dos moradores.

Ainda de acordo com o município, as equipes das Secretarias de Desenvolvimento Regional e Serviço Público também estão em campo. Aproximadamente 90 profissionais continuam nas ruas executando limpeza e desobstrução de vias, rede de drenagens e valas e desassoreamento de rios.

Doações

As doações devem ser feitas das 9h às 17h, no Arquivo Central da Prefeitura (Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário) e no Centro de Referência em Assistência Social/CRAS do Frade (Rua Silva Travassos, 288). A centralização nesses dois locais tem o objetivo de agilizar a separação dos produtos doados, a montagem dos kits e a entrega às pessoas que precisam de ajuda.

No momento, os itens mais necessários são: água potável, alimentos não perecíveis, lençóis e toalhas de banho, produtos de higiene pessoal, material de limpeza e ração para pets. Por enquanto, não há mais a necessidade de doação de roupas.

A Prefeitura de Angra destaca que não possui itens alimentícios em estoque, pois as calamidades são imprevisíveis e, consequentemente, os alimentos estragariam. Informa, ainda, que, pelas normas da vigilância sanitária, não é possível receber doação de comida pronta (como quentinhas), devido à dificuldade de armazenamento adequado nos abrigos, o que poderia causar riscos à saúde das pessoas.

Edição: Mariana Pitasse