Paraíba

DIGNIDADE

Fundação Margarida Maria Alves realiza seminário para debater direito à cidade

As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma virtual ou presencialmente na abertura do evento

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Seminário realizado pela fundação sobre direito à cidade, em 2014. - Foto: Marcelo Soares/Ascom FDDHMMA.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, acontece, no auditório da OAB-PB, localizado no Centro de João Pessoa (PB), o Seminário Estadual Direito à Cidade: Viver com Dignidade é um Direito Humano. O evento é realizado pela Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves (FDDHMMA). Para participar, é preciso realizar inscrição, que pode ser feita até a próxima quarta-feira (21), através de preenchimento virtual de formulário ou de forma presencial no dia da abertura do seminário.

O evento tem apoio do Observatório das Metrópoles da Paraíba, do Fórum Estadual de Reforma Urbana (Ferurb-PB), da Minha Jampa, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB) e da Misereor, uma organização católica alemã.

De acordo com a assessoria da FDDHMMA, o objetivo do seminário é discutir o direito à cidade e problemáticas das grandes cidades como o aumento de despejos, mudanças de leis para beneficiamento de empreendimentos imobiliários, problemas em transporte público, assim como problemas que dificultam a vida da população mais vulnerável

A mesa de abertura será sobre o tema Conjuntura Política, Eleições Municipais e o Direito à Cidade, mediada por Raquel Alvarenga, vice-presidente da FDDHMMA, tendo como expositor Demóstenes Moraes, professor de Arquitetura e Urbanismo da UFCG e integrante do Observatório das Metrópoles – Núcleo Paraíba.

“Para a promoção do direito à cidade, é imprescindível garantir o acesso de todos os seus habitantes ao conjunto de recursos, serviços e oportunidades sociais, econômicas e culturais que as cidades oferecem, como também democratizar radicalmente as decisões sobre os rumos da urbanização. Atualmente, tais decisões são tomadas por atores políticos e econômicos mais poderosos”, salienta Demóstenes Moraes. 

O expositor ainda explica que “a perspectiva ampla do direito à cidade é fundamental à construção de agendas públicas municipais comprometidas com o enfrentamento das desigualdades e dos processos de segregação, exclusão, gentrificação e de despejos que vêm ocorrendo nas cidades da Paraíba, principalmente, as da Região Metropolitana de João Pessoa”.


Card de divulgação / Reprodução/@fddhmma.

Organizações como a BASE - Interativo de Habitação de Interesse Social do Estado da Paraíba, a Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP), o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, o Núcleo Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, da Controladoria-Geral da União (CGU) e o Coletivo Urbanicidade da UFPB também irão participar do seminário.

Demóstenes Moraes comenta que a expectativa para o evento é “contribuir com a mobilização sociopolítica do campo progressista, em especial dos movimentos, articulações e ativistas que lutam pelo direito à cidade, para a incidência política no contexto das eleições municipais, com a formulação e defesa coletivas de propostas, plataformas e estratégias para a construção de cidades mais justas, democráticas e inclusivas na Paraíba, em especial na Região Metropolitana de João Pessoa."

O direito à cidade é um direito coletivo, ou seja, é de todas as pessoas que habitam a cidade, sem distinção. Segundo, Roberta Amanajás e Letícia Klug, em capítulo do livro do A Nova Agenda Urbana e o Brasil: insumos para sua construção e desafios a sua implementação, o direito à cidade é o direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis. 

Para a FDDHMMA, debater esse tema – e buscar com diferentes atores sociais ideias e reflexões – é primordial para saber como requisitar políticas dos gestores, a fim de proteger a população vulnerável e promover uma vida digna a essas pessoas. 

Confira aqui a programação completa do seminário. 

Dados do evento

Data: 21 e 22 de fevereiro de 2024
Horário: 21/02, 14h às 17h; e 22/02, 09h às 17h.
Local: Auditório João Santa Cruz, localizado no andar térreo do edifício da OAB-PB, situado na Rua Rodrigues de Aquino, nº 37, Centro, João Pessoa/PB.

Sobre a fundação

A Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves (FDDHMMA) é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, regida pela legislação aplicada às fundações. Foi criada como entidade juridicamente autônoma em 8 de julho de 1994, sendo sucessora do antigo Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Arquidiocese da Paraíba, criado no início da década de 70.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira