Minas Gerais

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Artigo | Volta às aulas com justiça social

Arquivo pessoal - IMAGEM
Projeto Rondon reforçará ações socioambientais em 2024

A volta as aulas nas universidades brasileiras trazem o caos organizado: recepção de inúmeros calouros, perdidos nos corredores, planejamento de aulas e inserção de planos nos sistemas acadêmicos, matrículas, organização de pesquisas, seleção de novos bolsistas para atividades de extensão, estágios e pesquisas.  A vida acadêmica pulsa e enriquece a formação técnica e ética dos estudantes em busca de uma profissão.

Também é hora de pensar nas ações de extensão universitária e como elas farão a diferença nas comunidades externas às instituições de ensino superior. Milhares de pessoas serão atendidas nas atividades sociais lideradas por professores e técnicos das mais diversas áreas de saber. São oficinas de formação em direitos humanos, atividades de fomento a geração de renda, assessoria de gestão às associações e cooperativas populares, atividades culturais e de lazer, cursos e palestras em saúde, educação, assistência social que empoderam e contribuem com os direitos sociais de diferentes grupos da sociedade.

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Justiça social

O Projeto Rondon, em Minas Gerais e em todo o Brasil, se prepara para receber os estudantes e professores para as ações do primeiro semestre de 2024. Estão em elaboração as ações locais, realizadas na capital e no interior e ações regionais que atendem as demandas de municípios do interior do Estado, incluindo a zona rural e as comunidades quilombolas e indígenas.

Para 2024, preparamos reforços as ações socioambientais realizadas, desde o ano de 2022. E novas ações em prol das comunidades mais vulneráveis identificadas na periferia das grandes e médias cidades. Novas parcerias virão, em um esforço hercúleo e coletivo para atendimento das demandas sociais, culturais e econômicas da sociedade.  E também contribuir com a formação política dos cidadãos que se preparam para as eleições municipais em 2024.

É hora de contribuir com os avanços do país, que tem se consolidado com a recuperação de nossa democracia e a opção por um trabalho, nas políticas públicas, que inclui  os historicamente excluídos e que opta pelo combate às desigualdades sociais.

O Projeto Rondon tem a capacidade de reunir um forte voluntariado universitário tecnicamente competente e eticamente comprometido com a justiça social. Estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas que desenvolvem os princípios de solidariedade e diversidade do Projeto Rondon. Colocando, assim, o seu saber científico à serviço das soluções que podem melhorar a qualidade de vida da população e garantir a sua cidadania.

Estamos animados pela construção de um novo país e de uma nova história para a extensão universitária. Que venham os desafios de 2024!

 

Monica Abranches é vice-presidente do Instituto Projeto Rondon Nacional e Presidente do Projeto Rondon Minas & Matheus Resende é conselheiro do Instituto Projeto Rondon Nacional
 

Leia outros artigos do Projeto Rondon  em sua coluna no jornal Brasil de Fato MG

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Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.

Edição: Elis Almeida