Rio de Janeiro

Chuvas

Rio tem cidades com risco muito alto de alagamentos e deslizamentos nesta quinta-feira (22)

Regiões da Baixada e Sul Fluminense têm alertas de risco geológico e hidrológico; confira a lista de localidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No meio da tarde e à noite, a previsão é de que a chuva intensifique com pancadas fortes acompanhadas por raios - Tânia Rego/ Agência Brasil

O tempo no Rio de Janeiro segue instável nesta quinta-feira (22) e há previsão de chuva em todas as regiões do estado, segundo a Climatempo. A nebulosidade ainda é elevada e o sol aparece entre nuvens em alguns momentos do dia. O volume de chuva previsto deve ser menor do que na quarta (21).

No meio da tarde e à noite, a previsão é de que a chuva intensifique com pancadas fortes acompanhadas por raios.

Leia também: Fortes chuvas deixam ao menos quatro mortos no estado do Rio de Janeiro

Segundo a Defesa Civil do Rio, é muito alto o risco hidrológico nas cidades de Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri e Belford Roxo, o que quer dizer uma grande possibilidade de inundações e alagamentos.

Já o risco geológico, que trata sobre as possibilidades de deslizamento de terra, é muito alto em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real.

"O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas poderá resultar na elevação dos níveis de risco do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ)", diz nota da Defesa Civil.

Edição: Mariana Pitasse