Minas Gerais

RETROCESSO

Na madrugada, prefeitura conclui corte de árvores para realização da corrida Stock Car, em BH

Ambientalistas denunciam que uma espécie de oiti não estava entre as 63 autorizadas para derrubada

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Perto do oiti, ambientalistas protestaram contra a derrubada de árvores - Foto: Felipe Gomes

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) finalizou, na manhã da segunda-feira (4), a contragosto da população, a supressão das dezenas de árvores para a realização da corrida Stock Car, em Belo Horizonte, prevista para agosto deste ano. 

Ambientalistas denunciam que entre as árvores suprimidas, foi feito o corte ilegal de uma de uma espécie de oiti que, segundo os especialistas, não estava entre as 63 autorizadas que tiveram a derrubada autorizada. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para realização de um boletim de ocorrência. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Decisão judicial 

Na última sexta-feira (1), o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, suspendeu uma liminar que proibia o corte de árvores no entorno do Mineirão. O pedido de medida cautelar havia sido impetrado pelos vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT), e pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). 

O desembargador acatou as medidas de compensação propostas pela organização do evento, que se comprometeu a realizar o plantio de árvores. 

No dia 21 de fevereiro, José Arthur de Carvalho Pereira Filho havia recebido a visita do advogado Sérgio Sette Câmara, dono de uma das empresas que organizam o evento, que o convidou para participar da Stock Car. 

Plantio de árvores 

No sábado (2), moradores da capital mineira, movimentos populares e mandatos progressistas fizeram um ato para realizar o plantio de árvores no entorno do Mineirão, na região da Pampulha. 

A mobilização aconteceu em forma de repúdio à derrubada de árvores promovida pela PBH para realização do evento. 

Edição: Leonardo Fernandes