Rio Grande do Sul

AGROECOLOGIA

Festa da Semente Crioula vai celebrar a força da agroecologia e das tradições camponesas em Seberi

Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA) e Cooperbio realizam o evento no dia 16 de março

Brasil de Fato | Seberi |
A Festa da Semente Crioula é uma construção do MPA, que busca celebrar e fortalecer as sementes crioulas e a agrobiodiversidade do campesinato - Foto: Corbari

Uma das mais importantes celebrações da tradição e da cultura camponesa está chegando. É a Festa da Semente Crioula e a Feira da Economia Solidária, realizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA) e pela cooperativa Cooperbio em Seberi, no dia 16 de março.

:: Confirmada realização da 7ª Festa da Semente Crioula e 2ª Feira da Economia Solidária em Seberi ::

Neste ano estão somadas na realização a Associação Nacional da Agricultura Camponesa (ANAC), a Prefeitura Municipal de Seberi, a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), contando com o patrocínio oficial da Caixa e de Creluz, bem como com um grande grupo de apoiadores que viabilizam o evento.

Luiza Pigozzi, da organização do evento, explica que “a Festa da Semente Crioula é uma construção do MPA, que busca celebrar e fortalecer as sementes crioulas e a agrobiodiversidade do campesinato”. Conforme explica, “o movimento é fruto da resistência do campesinato, busca resgatar a identidade e a cultura camponesa, fomentar a produção agroecológica e diversificada de alimentos, almejando assim a soberania alimentar”.

A programação inicia logo cedo, a partir das 8h, contando com a Feira de Economia Solidária como primeira atração do dia, seguindo-se de apresentações culturais, pronunciamentos de autoridades, benção sobre as sementes e sobre os camponeses e camponesas que as guardam e multiplicam, almoço com cardápio típico, partilha das sementes na mesa comum e festejos populares até o fim do dia. No palco vão passar nomes como Antonio Gringo e Regina Wirtti, Pedro Munhoz, Ave Cantadeira, Odilon Ramos, Macarena Santamarta e Pedro Pinheiro. Artistas locais e regionais também devem subir ao palco durante o dia.

:: Concentração no mercado de sementes acentua desigualdades na cidade e no campo ::

“O município de Seberi tem muito orgulho de ser sede dessa celebração das tradições camponesas, que traz reconhecimento em especial aos pequenos agricultores e as pequenas agricultoras que se dedicam diariamente na produção de alimentos”, aponta o prefeito municipal Adilson Balestrin. “Estamos preparados para acolher muito bem os visitantes que virão até nossa cidade para participar do evento, sintam-se todos bem vindos e acolhidos entre nós.”

Outra novidade será a presença da TV Aparecida que confirmou o envio de uma equipe de reportagem que vem ao Rio Grande do Sul produzir um documentário sobre Sementes Crioulas e vai registrar a festa de Seberi nesta produção. São esperados ainda representantes de órgãos de governo como a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, deputados estaduais e federais, delegações de todas as regiões do RS e de estados vizinhos, bem como representantes de estados do Sudeste, Centro-oeste e Nordeste e de países como Colômbia, Paraguai e Argentina.

“Essa grande celebração representa a importância da manutenção e valorização do trabalho camponês para a manutenção da biodiversidade”, comenta a dirigente do MPA Viviane Chiarello. Para ela o momento é de festejar a força do campesinato, sua capacidade organizativa, seu espírito de luta e, claro, também a pujança de sua produção. “Venham prestigiar nossa festa, apoiar e valorizar a celebração da resistência campesina daqueles e daquelas que plantam e cultivam!”, convida Viviane.


Edição: Katia Marko