Paraná

Educação

Servidores do IFPR e do Colégio Militar de Curitiba iniciam greve a partir de segunda

83,30% dos 455 votantes decidiram pela aprovação da paralisação

Curitiba (PR) |
Os servidores reivindicam recomposição salarial e reestruturação do plano de carreira - Foto: Sindiedutec / Arquivo

A partir de segunda-feira (25), os servidores técnicos-administrativos e docentes dos 26 campis e dois centros de referência do IFPR (Instituto Federal do Paraná), e do Colégio Militar de Curitiba, entram em greve.

A deflagração da greve foi aprovada por meio de uma metodologia de votação online e auditável promovida pelo Sindiedutec (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná). Dentre os 455 votantes, compostos por filiados e não-filiados, 83,30% decidiram pela aprovação da paralisação.

O Sindicato destaca que, para 2024, o governo não apresentou proposta de reajusta salarial linear para as categorias, apenas incrementos nos auxílios, que são insuficientes, considerando os cálculos da inflação. Nesse cenário, durante a assembleia do Sindiedutec os servidores aprovaram alguns pontos de pauta.

A categoria reivindica a inclusão de orçamento para recomposição salarial ainda em 2024, a reestruturação do plano de carreira dos técnicos-administrativos e cumprimento do piso nacional do magistério, a garantia de reajuste de auxílio-alimentação, auxílio-creche e ressarcimento de saúde a partir de maio deste ano.

 

Edição: Pedro Carrano