Minas Gerais

DESMONTE

Após privatização, Metrô BH faz demissão em massa de trabalhadores

"PRIVATIZA QUE MELHORA?": metroviários também denunciam assédio da empresa e tarifa é uma das mais altas do país

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Foto - - Guilherme Dardanhan

A Metrô BH, empresa privada que assumiu a gestão do transporte metroviário de Belo Horizonte no ano passado, começou a colocar em prática, na quinta-feira (4), um plano de demissão coletiva, que prevê o desligamento de 230 trabalhadores. 

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), desde que o trem urbano da capital mineira foi privatizado, a partir de uma manobra do governador Romeu Zema (Novo) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aproximadamente mil funcionários, do total de 1483, já foram demitidos. 

Alda Lúcia Fernandes dos Santos, da direção do Sindimetro/MG, denuncia que desde a privatização, além das demissões, os metroviários passaram a conviver cotidianamente com o assédio moral.

“São condições de trabalho horríveis, com jornadas estressantes, assédio moral, desrespeito aos empregados, além da retirada de direitos das mulheres, que foram as que mais perderam com a privatização”, comenta. 

Ela ainda relata que o sindicato tentou apresentar contrapropostas à empresa, com o objetivo de proteger os trabalhadores, impedindo, por exemplo, a demissão de mães com filhos em idade escolar e de pessoas com deficiência. Porém, a empresa não deu abertura para o diálogo. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

“Não existe um canal de negociação com a empresa. Ela sempre privilegia os interesses dela e sua visão dos empregados. A empresa possui práticas antissindicais, quando não nos deixa sequer acessar as áreas e conversar com os empregados para ouvir suas demandas. Recentemente, ela também cortou os pagamentos dos diretores liberados”, relata Alda.

Ainda na quinta-feira, a categoria fez um protesto contra as demissões. Para terça-feira (9), está prevista a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Sindimetro/MG fará uma caravana à Brasília para cobrar respostas sobre as demissões.

Não melhorou para ninguém 

Após a compra da antiga Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Belo Horizonte, uma das primeiras ações da Metrô BH foi promover um aumento abrupto da tarifa, que passou de  R$ 4,50 para R$ 5,30. Atualmente, a capital mineira é o município do país que cobra mais caro por quilômetro rodado. 

A negociação de venda da empresa também prevê um investimento do governo federal de aproximadamente R$3 bilhões e do governo do estado de R$450 milhões. Os defensores da privatização argumentavam que isso possibilitaria a construção da tão sonhada linha 2 do metrô, esperada pela população belo-horizontina há mais de 20 anos. 

Porém, o que se vê até agora, além do preço alto e da demissão dos metroviários, são obras paradas e constantes falhas técnicas nos trens. A vendedora Alice dos Santos Ferreira, de 36 anos, destaca que o metrô de Belo Horizonte piorou desde que foi entregue à iniciativa privada. 

“Às vezes, eu fico quase 40 minutos esperando o metrô passar. A gente paga caro para esperar muito e ainda correr o risco dele estragar com a gente dentro”, lamentou. 

O outro lado

A reportagem procurou a Metrô BH para comentar sobre as denúncias. Além disso, perguntamos: qual é o motivo das demissões?; por que houve aumento da tarifa?; e se existe previsão para a conclusão das obras de ampliação das linhas?.

Em nota, a empresa afirmou que a estabilidade dos funcionários da antiga CBTU terminou em 23 de março de 2024 e que o plano de demissões foi lançado “a fim de continuar a adequação da empresa, mantendo a produtividade operacional”. 

Ainda segundo a empresa, “várias obras e processos já estão em andamento”.



 

Edição: Leonardo Fernandes