Rio Grande do Sul

APRENDIZADO

Crianças que brincam em contato com a natureza vivem melhor

Nos últimos 10 anos de existência, o projeto Despertar Vivências Ecológicas já atendeu mais de 1.500 crianças

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto também formou 400 educadores, 50 jovens e 40 escolas que têm se destacado ao promover experiências significativas de conexão com a natureza - Foto: Divulgação

No mundo moderno, com suas distrações digitais e ritmo acelerado, é fácil esquecer a importância de uma conexão profunda com a natureza, especialmente para as crianças. Estudos recentes têm mostrado que o contato regular com ambientes naturais pode trazer benefícios significativos para o desenvolvimento infantil.

:: Dia Internacional da Mãe Terra é celebrado no Morro da Cruz ::

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças que brincam regularmente em contato com a natureza apresentam melhor saúde física e mental, maior criatividade e capacidade de concentração, e desenvolvem habilidades sociais e emocionais mais fortes. Essas descobertas ressaltam a importância de oferecer oportunidades para que as crianças explorem e interajam com o mundo natural.

A natureza como um instrumento pedagógico

São inúmeras as possibilidades que a natureza disponibiliza para aprender, desde observar uma formiga fazendo seu trajeto até subir em uma árvore. Nesse sentido, áreas verdes podem ser uma importante ferramenta pedagógica quando bem exploradas pelos educadores. Aproveitar jardins, hortas e parques é uma forma de oferecer conhecimento e uma nova fonte de aprendizado para as crianças.

O contato com a natureza oferece benefícios para a saúde mental, física e social das crianças e demonstra que estar ao ar livre ajuda no bem-estar, no controle da ansiedade, do estresse, também na diminuição de atitudes agressivas e impulsivas e ajuda a melhorar o foco.

Quando na natureza, a criança tem amplitude de movimento, sua coordenação motora é estimulada, todos os sentidos são usados e ela pode criar e inventar o que desejar, pois os brinquedos que a natureza oferece não estão prontos, o que oportuniza autonomia, iniciativa, criatividade e incentiva a imaginação. Além de observar-se que na natureza, a criança convive entre seus pares com maior entrega, deseja partilhar as experiências e invenções, e inclusive os casos de mordidas entre crianças na faixa dos 2 anos, têm diminuição de praticamente 100%.

A sala de aula no pátio

Iniciativas como o Despertar Vivências Ecológicas, idealizado por Ananda Nocchi Rockett, bióloga e mestre em Educação, têm se destacado ao promover experiências significativas de conexão com a natureza. O projeto que há 10 anos já atendeu mais de 1.500 crianças, 400 educadores, 50 jovens e 40 escolas, oferece atividades e vivências que estimulam o contato direto com o meio ambiente, proporcionando aprendizado, diversão e respeito pela natureza.

Ananda destaca que “a natureza é fonte inesgotável de brincadeiras e aprendizagem. É uma sala de aula sempre aberta, como nos inspira Monia Guerra, pronta para nos receber e acolher, mas é preciso estar lá ou trazê-la para perto, inserindo em atividades, projetos e planejamentos, e tornando-os significativos, assim o educador contribui para o desenvolvimento de sujeitos ambientalmente conectados e sensibilizados.”

O projeto Despertar Vivências Ecológicas já atuou voluntariamente em duas escolas públicas localizadas na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre (Escola de Educação Infantil Comunitária Tia Iara e na Escola de Educação Infantil Comunitária Vó Maria), e relaciona-se com as mesmas até hoje. Realizou projeto voluntário com o grupo Pão dos Pobres, junto à equipe de auxiliares de cozinha em projeto sobre solo saudável, alimento saudável e separação de resíduos.

O trabalho desenvolvido por Ananda através do Despertar Vivências Ecológicas oferece aos adultos, especialmente educadoras, uma visão ampliada de como promover a interação das crianças com a natureza. Pois não se trata apenas de brincar, mas de integrar os projetos das turmas, as práticas pedagógicas, os planejamentos de atividades e o uso de materiais nos espaços ao ar livre e nas salas de aula.

Desta forma, o projeto Despertar Vivências Ecológicas contribui para garantir que as crianças tenham o direito de estar em contato com a natureza, de brincar ao ar livre, de se sujar com terra e areia. Essas experiências ajudam a desenvolver um senso de pertencimento e conexão com o ambiente natural, preparando o caminho para a conscientização sobre a importância de cuidar do planeta, da água, dos pássaros e das árvores. Afinal, só podemos proteger aquilo que conhecemos e amamos.

* O Despertar Vivências Ecológicas é um projeto idealizado por Ananda Nocchi Rockett, bióloga e mestre em Educação, que visa promover a conexão das pessoas com a natureza através de vivências e práticas pedagógicas. O projeto oferece atividades e experiências que estimulam o contato direto com o meio ambiente, proporcionando aprendizado, diversão e respeito pela natureza.

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.


Edição: Katia Marko