Manifesto Público: a luta pelo Piso Salarial Nacional e 30hs da Enfermagem continua!

Manifesto Público: a luta pelo Piso Salarial Nacional e 30hs da Enfermagem continua!

Após reunião entre um grupo de senadores representantes das entidades sindicais nacionais (CNTS, CNTSS e FNE) e representantes do sistema COFEN/COREN, o sistema COFEN/COREN tem anunciado uma proposta de novos valores para o piso salarial de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
A diretoria do Sindibel aponta que, para além dos valores salariais em discussão, qualquer proposta de Piso Salarial nacional deve contemplar:


1) Que o Projeto de Lei explicite a aplicação do piso salarial para o setor privado e para todos os níveis do serviço público (municípios, estados e governo federal), independente dos vínculos de trabalho;


2) Que a redação do Projeto de Lei deixe claro que os valores do piso salarial deverão ser aplicados no nível 1 da carreira, com impacto sobre todos os demais níveis da carreira;


3) Que jornada de trabalho seja regulamentada em 30h semanais, conforme pauta histórica da categoria;
4) Que sejam incluídos mecanismos para reajuste anual do valor do piso salarial nacional, por exemplo, com a reposição das perdas inflacionárias.


Além disso, é importante destacar que, até o momento, que NÃO FOI APRESENTADA UMA NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO DO PROJETO DE LEI para apreciação da categoria. Portanto, nossa luta continua pela aprovação do PL 2564/21! Após a apresentação da nova proposta, é fundamental que as diversas categoriais da enfermagem brasileira possam discutir e deliberar de forma legítima e legal sua posição em assembleias convocadas pelos seus sindicatos representativos.


Vamos convocar uma plenária geral da categoria para discussão sobre o assunto no dia 9 de setembro, 19h, quando a comissão de senadores e entidades da enfermagem vai se reunir para apresentação de uma nova proposta. Novas ações de negociação e luta, inclusive manifestações e paralizações, poderão ser necessárias!

A luta continua! Viva a Enfermagem! Viva o SUS!

Diretoria do SINDIBEL

03 de setembro de 2021

Categories: Sem categoria