Minas Gerais

CRUZEIRO

PAPO ESPORTIVO | O Time do Povo Mineiro

No centenário, torcedores produzem livro que aborda a trajetória popular do clube

Belo Horizonte |
Troféus são uma consequência do amor à camisa e do suor de milhares de torcedoras e torcedores - Divulgação

A China Azul está vivendo uma semana que não vivia há tempos. A vitória contundente contra o rival no último domingo (11), a classificação à próxima fase da Copa do Brasil e a sequência de quatro vitórias estão permitindo ao torcedor sonhar com o retorno do Cabuloso ao posto do qual nunca deveria ter saído – a divisão de elite do futebol nacional. O caminho é e será cada vez mais duro, há todo um Campeonato Brasileiro pela frente, mas nossa centenária história já nos mostrou que aqui tem fibra e camisa!

Em meio ao clima de esperança, não há melhor momento para se anunciar mais uma excelente notícia! Na verdade, mais que notícia, é um presente aos apaixonados por esse esporte, o mágico futebol. De torcedor pra torcedor, será lançado no próximo dia 26 de abril o livro O Time do Povo Mineiro, publicação feita a muitas mãos e corações cruzeirenses para celebrar e reviver belos momentos dos nossos primeiros cem anos.

Organizada por Gladstone Leonel Júnior e com o prefácio do grande historiador Luiz Antônio Simas, essa grande obra vai além das dezenas de títulos que o Cruzeiro conquistou; afinal, isso todo mundo já conhece. O foco da publicação é contar a história do povo trabalhador que construiu o clube, tijolo por tijolo, do sonho aos atuais 8 milhões de torcedores. São histórias de gente extraordinariamente comum, de gente apaixonada, de artistas da bola, das artes e também da vida. 

“Os nossos grandes feitos não se explicam só pelo futebol, eles fazem parte da vida do povo. Está nas esquinas de Milton e Lô; na devoção de Dona Salomé, a maior torcedora do mundo; na genialidade de Tostão; no samba em azul e branco de Clara Nunes e do maestro Jadir Ambrósio; nas madeiras e tijolos colocados por cada palestrino na construção do estadinho do Barro Preto; no tropeiro com cerveja para alimentar o corpo e a alma da China Azul. Ser campeão é só uma consequência. A ideia é contar essa história de caminhos não contados para um clube de futebol no ano do seu centenário”, explica Gladstone, organizador do livro.

Um clube é feito de memórias e os troféus que hoje abarrotam a sede são uma das consequências do amor à camisa e do suor de milhares de torcedoras e torcedores que, anônimos ou não, construíram o Cruzeiro e deixaram um legado de muito orgulho para as próximas gerações.

Nossa torcida azul já pode adquirir o seu exemplar, que está em pré-venda, com valor promocional, no site da livrariafc.

Edição: Wallace Oliveira