Minas Gerais

RÁDIO

Jornada de lutas dos trabalhadores para o 1° de Maio é destaque na edição

Programa também repercute mentiras de Bolsonaro na Cúpula do Meio Ambiente

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Para sindicalistas, realidade dos trabalhadores brasileiros hoje é a pior em 50 anos - Divulgação CUT

Confira os destaques da edição de 23/04/2021:

Começa na próxima semana, a programação da jornada de lutas do dia do Trabalhador. Sindicalistas avaliam que a realidade dos trabalhadores brasileiros é a pior em 50 anos.Não é pra menos, no país de Bolsonaro, a taxa de desemprego é a maior da história, o Brasil volta ao mapa da fome e vemos a expectativa de vida do nosso povo diminuir. 

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, Bolsonaro não prevê aumento real do salário mínimo. No Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, enviado pelo  governo na semana passada, está previsto um reajuste de salário mínimo para 2022 de apenas 4,27%, ou seja R$ 47. Enquanto isso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - INPC já é de 6,94%.

Para fazer um balanço sobre o cenário e comentar as ações da Central Única dos Trabalhadores para o 1° de Maio, ouça a entrevista com Carmen Foro, Secretária Geral da CUT.

Por 7 votos a 2, o plenário do Supremo Tribunal Federal manteve a decisão da 2ª Turma que considerou o ex-juiz Sérgio Moro parcial ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso "triplex do Guarujá". 

Brasil está próximo de alcançar 400 mil óbitos causados pelo coronavírus. Mas quem são as vítimas fatais da negligência e omissão do governo? Pesquisa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva mostra que as mortes no país têm cor e classe social. Os negros são os que mais morrem por covid-19 e os que menos recebem vacinas no Brasil.

Cuba anuncia que inciará vacinação em massa no país neste sábado (24). Cinco imunizantes estão sendo desenvolvidos na ilha. A expectativa é que sejam produzidas 100 milhões de doses até dezembro, o que equivale a quase 10 vezes a população de Cuba.

Edição: Amélia Gomes