Minas Gerais

IMPRENSA

Debate ao vivo do FNDC discute cobertura da mídia comercial dos atos 19 de junho

Atividade online conta com pesquisadoras da área da comunicação social e análise do discurso

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Capas do jornal O Globo de 30 de maio (esq.) e 20 de junho (dir.) - Reprodução

Nas manifestações contra Jair Bolsonaro, a mídia comercial se posiciona? Existe neutralidade na cobertura, na abordagem, na escolha dos fatos? Essas e outras questões serão tema de debate online que será realizado hoje, segunda (21), a partir das 19h.

Organizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) a atividade pretende refletir sobre a cobertura das manifestações de sábado (19) contra o presidente e por vacinação para todos. A transmissão será via perfil do FNDC Minas Gerais no Facebook.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O evento conta com a presença de Eliara Santana, jornalista e doutora na área de análise do discurso, e Joana Tavares, mestra em comunicação social e diretora do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

A imprensa comercial brasileira, em suas capas de domingo (20), destacou as manifestações do dia anterior, o que representou uma mudança de postura de alguns dos principais jornais do país. Por exemplo, O Globo e O Estado de SP, que haviam "escondido" de suas capas do dia 30 de maio as repercussões dos protestos do dia 29, desta vez reconheceram a importância dos atos.

Em Minas Gerais, parece também ter havido uma mudança em alguns jornais impressos da capital. O Estado de Minas destacou a manifestação em Belo Horizonte em sua capa do domingo (20).

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Serviço

O que: Debate sobre a cobertura da mídia comercial dos atos 19J
Quando: Segunda (21), às 19h
Onde: Transmissão via perfil do FNDC Minas no Facebook (Clique aqui) ou Sindicato dos Jornalistas de Minas (Clique aqui)
 

Edição: Elis Almeida