Minas Gerais

ARTE

Artigo | A profecia de Gloria Groove: a queda

Drag queen Daniel Garcia cujo alter ego é Gloria Groove, lançou “A Queda”, em que questiona cultura do cancelamento

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
"Diante da impactante crítica social, Gloria Groove se torna uma nova profetiza de nosso tempo" - Rodolfo Magalhães

A arte musical deveria ter sempre a capacidade de nos causar náuseas como também sentimentos de alguma espécie, pois essa é a finalidade da arte: causar. A arte não tem função produtiva, mas de significados. 

Retomando a arte grega, para melhor exemplificar, resgatamos a palavra prósopon que significa, originalmente, máscara/rosto. Essa máscara está relacionada a personagens teatrais que as utilizavam para revelar aquilo que estava oculto: caráter, estado emocional e outros. É extremamente necessário falarmos dos vários prósopons da nossa atualidade que apontam para aquilo que está oculto, seja no nível subjetivo como social.

Temos no denominado cancelamento a conhecida “lei de talião”

Contudo, antes mesmo de apontar para os prósopons que abrem as cortinas do palco da atualidade, creio ser necessário retomar um personagem histórico que nos auxiliará nesse trajeto. O personagem histórico, da Idade Média, é o bobo da corte que tinha como função divertir o rei, mas sua diversão também lhe dava a possibilidade de criticar a monarquia, o governo da época, sem ter como fim a punição ou a morte. 

As habilidades desse ardiloso personagem eram diversas – mímicas, malabarismos, gestos ilusórios e outras tantas habilidades. A figura é tão marcante que é narrada nas obras de William Shakespeare e em outros tantos autores. Por outro lado, a figura do bobo da corte paira sobre tudo aquilo que é desproporcional, chocante e marcante. Ao contrário dos corpos que se pintam metricamente o rosto, o bobo é aquele que exagera nas pinturas a ponto de causar riso, impacto e horror no expectador. Sua arte é um manifesto crítico aos egos doentios que acreditam ser completos.

Coringa é a própria encarnação do fracasso em uma sociedade do sucesso

É nesse personagem que se inspira o conhecido Coringa, vilão da saga do Batman. Na bela produção do filme “Coringa: coloque um sorriso nessa cara”, lançado em 2019 cuja direção é de Todd Philips, temos o retrato da vida de milhares de homens e mulheres que fazem parte da ala do fracasso. 

O Coringa é a própria encarnação do fracasso em uma sociedade do sucesso, da hermenêutica do capital. O personagem expresso no filme é um manifesto contra a sociedade perversa, é aquele que revolta contra a tirania do reino do Capital. Em seu contexto, o dinheiro determina quem vive e quem morre, determina quem é o centro e quem é a margem. Dessa forma, a crítica é sempre sutil e nos leva a pensar: quem é o bobo da corte? O que renuncia a suposta harmonia social das cores ou aqueles que riem do espetáculo?

Cancelamento

Nesse mesmo caminho tivemos o lançamento, da música denominada “A Queda” pelo cantor e drag queen Daniel Garcia cujo alter ego é denominado como Gloria Groove. Em seu clipe temos novamente o palhaço, face atual do bobo da corte, que com sua voz pinta a sociedade do espetáculo que no palco da vida digital se equilibra na corda bamba entre a queda (fracasso) e os aplausos, mas, como afirma em sua música, o que dá mais likes é o fracasso. Nesse sentido, a cantora coloca em cena um dos temas mais latentes da sociedade, o cancelamento. 

O denominado cancelamento pode ter uma função tanto pedagógica como perversa. Ao mesmo tempo que pode ser visto como um instrumento de correção de posições equivocadas que ferem a moral ou a dignidade humana pode ser visto como um instrumento que inflige dor e sofrimento. Embora essa ação seja dada como algo novo, sua metodologia é por demais antiga e pode ser resumida na máxima do “olho por olho, dente por dente”. 

Temos no denominado cancelamento a conhecida “lei de talião” vivida desde o reino da Babilônia e muito utilizada na Idade Média. A ideia é que o sujeito da ação “criminosa” seja punido na mesma moeda de seu ato, o interessante nesse novo instrumento do tribunal virtual é que não existe a possibilidade de absolvição ou aquilo que podemos também chamar, na roupagem religiosa, de misericórdia. 

Assim, com base nesse código moral podemos nos perguntar quais são os critérios para determinar o certo e o errado em um universo que tudo é passível de ser deturpado e onde signos são ressignificados com muita facilidade. 

Com base nessa indagação podemos perceber que o ponto fraco desse novo tribunal é a inexistência de critérios de validade, será que tudo é matéria para condenar o outro? É preciso refletir sobre o cancelamento. Essa atitude pode ser o ponta pé inicial para situações de depressão e autorrepressão.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Sabemos que, normalmente, o cancelamento advém de falas e posts que discriminam ou afetam direitos humanos, mas nem sempre essa é a lógica. Por isso, temos sempre a sensação de ter um “olho de Deus” sob nossas cabeças: será que serei cancelado? Perseguido?  

Ao mesmo tempo, podemos nos perguntar se isso não seria mais um instrumento com uma nova roupagem na sociedade virtual da vigilância, uma nova forma de vigiar e punir, onde temos o panoptismo que insere no individuo essa sensação de estar sendo vigiado a todo o momento? Enfim, são apenas elementos que podem ser gatilhos para uma reflexão mais aprofundada a partir da nova música de uma artista que emerge da marginalidade e dá voz a temas tão relevantes.

Diante da impactante crítica social, Gloria Groove se torna uma nova profetiza de nosso tempo. Sabemos que um dos papeis de profetas e profetizas é denunciar realidades deturpadas pela ganância humana. 

Frei Vitor Vinicios da Silva é franciscano, graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino e graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Este é um artigo de opinião e a visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

 

Edição: Elis Almeida