Minas Gerais

INDICAÇÃO

Confira dicas de atividades culturais que acontecem em BH nos próximos dias

O Brasil de Fato MG selecionou alguns eventos virtuais e presenciais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Cinema, debate e samba são algumas indicações de eventos culturais na capital mineira - Foto: Luiz Alves

"Expedições do Patrimônio" debate a história e a cultura afro-brasileira em BH

A sétima edição do projeto “Expedições do Patrimônio” acontece na terça (7), a partir das 14h, em formato virtual. O evento, que faz parte da programação do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, pretende analisar a história e a cultura afro-brasileira presentes no patrimônio cultural imaterial da capital mineira. 

O encontro fará uma viagem sobre a história das Festas de Iemanjá e dos Pretos Velhos; sobre os quilombos Manzo Ngunzo Kaiango, Luízes, Mangueiras e Souza; sobre o Terreiro Ilê Wopo Olojukan; e sobre a Irmandade Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. 

A atividade é destinada a estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais, e estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre o patrimônio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal da Prefeitura de BH.  As vagas são limitadas. 

Samba e ancestralidade em BH

As artistas Fabiana Cozza (SP), Aninha Felipe (MG), Viviane Santos (BH), Diza Franco (BH), Dona Eliza (MG), Raquel Seneias (BH) e a banda composta por Fabíola de Paula (BH), Solange Caetano (BH), Ana Paula GDS (BH), Júlia Nascimento (BH), Karen Fidelis (BH) e Maria Elisa Pompeu (BH) soltam a voz em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. A anfitriã e mestre de cerimônias é a cantora Dóris (BH). 

:: Leia também: Saiba onde assistir ao filme Marighella em Belo Horizonte ::

A roda de samba é presencial e acontece no dia 8, às 16h, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19, no Mercado Popular da Lagoinha. Os ingressos podem ser retirados com antecedência, de forma gratuita, no site do Sympla. Classificação livre. 

Circuito Cine Santê, na capital mineira, exibe “Pacarrete” 

O filme "Pacarrete", de Allan Deberton (CE), integra a programação do Circuito Cine Santê no dia 8, às 19h, com exibição presencial no Cine Santa Tereza. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Disk Ingressos na semana da exibição do filme. 

Pacarrete é uma bailarina incomum que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente “para o povo”. Mas ninguém parece se importar.    

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

No dia 10, às 20h, será realizado um debate on-line, em formato live, no canal da Fundação Municipal de Cultura e site do Circuito. Participam o diretor do filme, Allan Deberton, o ator João Miguel (BA) e a mediação fica por conta da professora e pesquisadora audiovisual Vanessa Santos (BH). 

Mostra traz filmes dirigidos por mulheres e contra a violência

A Mostra Diálogos pela Equidade chega à sua terceira edição e apresenta curtas e longas-metragens de diretoras cujas obras se voltam contra o silenciamento que costuma acompanhar a violência contra as mulheres. A programação reúne 13 filmes que serão exibidos em formato presencial, no Cine Santa Tereza, até o dia 12 de dezembro, com entrada gratuita. 

Entre os filmes, estão “A Mulher Que eu Era”, de Karen Suzane (BH), “Pontes sobre Abismos”, de Aline Motta (RJ), “Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares (BH), “Tentei”, de Laís Melo (MG), e “Sigo Viva”, de Letícia Ferreira (BH). 

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Disk Ingressos ou na bilheteria do cinema. Em paralelo à mostra de filmes, serão realizados debates, apresentação de vídeo-performance e aula master em formato digital, por meio do perfil do Circuito Municipal de Cultura no YouTube. Toda a programação pode ser acessada em Porta da Prefeitura de Belo Horizonte. 

 

Edição: Larissa Costa