Minas Gerais

AUDIOVISUAL

Mostra Cine Periférico chega a Contagem com foco no patrimônio cultural da cidade

Segunda edição do projeto realiza sessões gratuitas de trabalhos produzidos no município

Contagem (MG) | Brasil de Fato MG |
Curta: Dona Sonia - Reprodução

Nos dias 29 e 30 de agosto, acontece em Contagem a 2° edição da Mostra Cine Periférico, com a temática "Patrimônio Cultural". Serão dois dias de exibições gratuitas de filmes realizados e produzidos na cidade. O projeto é organizado pelo coletivo “Noite de Cinema”.

Segundo organizadores, o objetivo da Mostra de Cinema é trazer produções locais e promover o acesso a produções que contem narrativas na cidade de Contagem. A Mostra integra a programação em comemoração do 111º Aniversário da emancipação de Contagem.

Serão duas sessões gratuitas e abertas à comunidade, realizadas na Comunidade dos Arturos e no Campo do Ressaca. O público poderá assistir a estreia do Webdocumentário “Oca Ilê – Mulheres Negras e Indígenas'', que retrata matriarcas de territórios e comunidades negras e indígenas de Contagem e o curta ``Vidas do Rosário”, que confronta progresso e memória/ancestralidade.

Além disso, a partir da próxima quinta-feira (1), o público poderá conferir também a programação on-line. As projeções serão transmitidas pela página noitedecinema.com.br e pelo canal do Noite de Cinema no Youtube.

Programação

29 de Agosto (terça-feira) - Abertura

Local: Comunidade dos Arturos (Rua da Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz)

Horário: a partir das 17h

Mesa de abertura - Integrantes da comunidade, equipe de produção da mostra e diretores dos filmes produzidos na comunidade.

19h – Exibição pública

A Origem de Contagem – 15 min. – documentário

Direção: Coletiva

Produção Executiva: Rafael Aquino

Sinopse: O quinto episódio da série documental "Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de uma Cidade" retrata a origem do município de Contagem, que remete ao início do século XVIII, com a instalação de um posto de fiscalização da coroa portuguesa, por volta de 1716.

Benção – 12 min – documentário

Direção: Felipe Pedrosa

Sinopse: O ofício de benzedor, uma herança africana em nosso país, é passado de geração para geração. Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o senhor Mário Brás da Luz, herdeiro de Artur Camilo, fundador da Comunidade dos Arturos, transmite seu conhecimento para o filho Raimundo Nonato.

Oca Ilê – 28 min – documentário – ESTRÉIA

Direção: Zi Reis

Sinopse: A OCA ILÊ é um chamado da ancestralidade. O Documentário apresenta matriarcas de territórios e comunidades tradicionais negra e indígena da cidade de Contagem/MG; através de reflexões sobre a Cultura Ancestral, suas práticas e saberes, a partir das vivências de grandes guardiãs da tradição. A produção é baseada no relato vívido e pulsante de quatro mulheres, que contam sobre suas vidas, memórias e as encruzilhadas  que as tornaram protagonistas e guardiãs de Saberes.

Vidas do Rosário – 15 min – ficção – PRÉ-ESTRÉIA

Direção: Marcelo Lin

Sinopse: Progresso. Palavra que significa evolução, avanço, melhorias. Para Dandara, adolescente residente na Comunidade dos Arturos, em Contagem (MG), o progresso não traz apenas a conotação positiva. Em meio ao racismo estrutural, ela vê o progresso engolir a memória e os desejos da comunidade em que está inserida. Enquanto reflete sobre o futuro, a jovem reencontra um ancestral e percebe que é impossível progredir sem valorizar a luta dos antepassados.

30 de Agosto - Terça-feira

Homenagem à produtora Filmes de Plástico e Affonso Uchôa (Premiação)

Local: Campo do Ressaca (Rua Carlos Pinheiro, próximo ao 366, Vila Pérola – Ressaca)

Horário: A partir das 19h

Sessão 01:

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho atravessa a floresta a caminho da casa da vovó, mas de repente, descobre que a  floresta foi invadida por alienígenas.

Roteiro: Julia Nascimento. Animação e dublagem: Turminha do 4 ano. Direção: Sheila Rodrigues e Sidnéia Silva. Edição Ítalo da Paz.

Dia de Chuva

Galinha d'angola, cansada da seca, inventa uma máquina de chuva.

Roteiro: Alexandre Augusto.  Animação e dublagem: Turminha do 4 ano. Direção: Sheila Rodrigues.  Edição: Luiza Ferreira.

Menino do Morro

Menino hostilizado na escola por morar no Morro Vermelho, mostra que as aparências enganam e nos tiram  a oportunidade de fazer novos amigos.

Roteiro: Guilherme Caetano.  Animação e dublagem: Turminha do 4  e 5 anos. Direção: Sheila Rodrigues e Sidneia Silva.  Edição: Luiza Ferreira.

Comer te dá Asas

Lagartinha encontra a horta da escola e descobre que comer bem nos dá asas

Roteiro coletivo turmas do Projeto Horta na Escola. Direção: Sheila Rodrigues e Sidneia Silva. Edição: Ítalo da Paz.

Filme de sábado

Direção: Gabriel Martins

Sinopse: Em uma manhã de sábado, André teve uma ideia...

Contagem

Direção: Maurílio Martins e Gabriel Martins

Sinopse: Um acontecimento, quatro pessoas e a cidade de Contagem. As perspectivas de quatro pessoas diferentes a respeito do mesmo acontecimento.

A mulher que eu era

Direção: Karen Suzane

Sinopse: Cacau é uma mulher negra casada com um homem branco. Dentro sua rotina, ela encara suas lembranças e, em um contexto onírico, as memórias lidam com momentos passados de opressão.

Quintal

Direção: André Novais.

Sinopse: Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides

Direção: Gabriel Martins

Sinopse: O curta relata a história de Dona Sônia que após perder seu filho de forma trágica deseja vingança.

Sete anos em Maio

Direção:  Affonso Uchôa

Sinopse: Em uma noite de Maio, sete anos atrás, Rafael chegava em casa depois do trabalho. Quando abria o portão, alguém chamou seu nome. Ele olhou pro lado e viu pessoas que não conhecia. Rafael saiu da sua casa carregado pelos desconhecidos e nunca mais voltou. Desde então ele vive como se aquela noite nunca tivesse terminado.

 

Edição: Elis Almeida