Minas Gerais

PROJETOS

Saiba as principais diferenças entre os planos de governo de Lula e Bolsonaro

Enquanto petista diz que vai combater a fome e a miséria, candidato do PL afirma que estamos “no caminho certo”

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Foto 1: Ricardo Stuckert - Foto 2: Marcos Corrêa/ PR

A poucos dias de escolher o próximo presidente, a população brasileira busca conhecer as propostas dos candidatos para áreas como saúde, educação e oferta de empregos.

Em campos políticos opostos, Lula (PT), que saiu à frente na votação do primeiro turno, e Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, possuem uma série de diferenças programáticas.

Para se ter uma ideia, no tema da segurança pública, enquanto o petista aposta na valorização da vida, Bolsonaro defende a ampliação do porte de armas.

Para ajudar a informar o eleitor, o Brasil de Fato MG reuniu as principais diferenças entre os planos de governo dos candidatos, quanto a temas importantes para o povo brasileiro.

EDUCAÇÃO

Lula

A promessa de Lula é que o Brasil voltará a investir em ensino de qualidade, das escolas às universidades. O ex-presidente quer reverter os desmontes do atual governo e, para isso, irá resgatar os princípios democráticos da educação, vinculada ao projeto de desenvolvimento do país, reforçando seu caráter público, gratuito, laico e inclusivo.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O petista também assegura a manutenção das cotas raciais no ensino superior, a elaboração de políticas de permanência estudantil para jovens mais vulneráveis e a recomposição do sistema nacional de fomento do desenvolvimento científico e tecnológico.

Bolsonaro

Muito criticado pelos sucessivos cortes de investimento na educação, Bolsonaro afirma que, numa próxima gestão, quer dar continuidade ao seu projeto para a área. Para o ensino básico, ele afirma que irá inserir no processo pedagógico novas ferramentas, como aplicativos de jogos.

O presidente também relativiza o papel do Estado na educação das crianças, jogando a responsabilidade maior para os pais que, segundo ele, devem ser os “principais atores”.

Citadas apenas uma vez no programa de Bolsonaro, o candidato do PL não possui propostas específicas para as universidades brasileiras.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Lula

Diante da volta da fome e da miséria no país, Lula afirma que irá tratar a assistência social e a segurança alimentar como direitos. Para ele, a superação desse cenário é urgente e também exige uma política de geração de emprego e renda aos mais pobres.

Lula quer ampliar Bolsa Família, Bolsonaro aposta no Auxílio Brasil

Desmontado pelo governo Bolsonaro, o petista irá reestruturar a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo o acesso a políticas de inclusão. Ele também promete retomar e ampliar o programa Bolsa Família, de acordo com as atuais necessidades da população.

Bolsonaro

Responsável pelo interrompimento do principal programa social e de combate à pobreza do Brasil, Bolsonaro afirma que em sua gestão as famílias vulneráveis terão mais “autonomia”. Segundo ele, o país está “no caminho certo” e, para a redução da pobreza, sua aposta é o Programa Auxílio Brasil.

Lula quer ampliar verbas para SUS, Mais Médicos e Farmácia Popular

SAÚDE

Lula

Na avaliação de Lula, o país passou por um período de falta de investimento e piora dos serviços de saúde pública. Para fortalecer o SUS, o petista propõe a ampliação das verbas, a retomada de programas como o Mais Médicos e o Farmácia Popular, além da maior valorização dos profissionais de saúde.

O petista ainda afirma em sua plataforma que, não fosse a estrutura do SUS e o trabalho dos profissionais no combate à pandemia, "a irresponsabilidade do atual governo na pandemia teria custado ainda mais vidas”.

Bolsonaro

Mesmo tendo reduzido as verbas voltadas para a área e ignorado as orientações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde no combate à pandemia, Bolsonaro afirma que “sem saúde não há como uma população prosperar”.

Entre as propostas do candidato para a pasta, estão a continuidade de programas como o Incentivo de Atividade Física e do programa Saúde Digital.

TRABALHO

Lula

Para enfrentar os altos índices de desemprego e de brasileiros em postos precarizados de trabalho, Lula irá propor uma uma legislação trabalhista, cuja centralidade seja a proteção social, com atenção especial aos trabalhadores informais.

Para ampliar as ofertas de emprego, o candidato do PT irá investir em obras de infraestrutura e estender o apoio ao cooperativismo e às micro e pequenas empresas. Ele também promete retomar a política de valorização do salário mínimo, restabelecendo o poder de compra dos trabalhadores.

O petista ainda afirma que, em seu governo, a proteção previdenciária “voltará a ser um direito de todos e de todas''.

Bolsonaro

Mesmo com uma taxa de desemprego de mais de 9% no segundo trimestre de 2022, ao invés de apresentar medidas para reversão do cenário, Bolsonaro se desonera, afirma que irá “retirar da população o peso do Estado de seus ombros” e que dará liberdade para que os cidadãos exerçam sua criatividade “para escolher como vai prover sua existência”.

Para gerar empregos, o presidente afirma que irá continuar defendendo “que os trabalhadores devem ser livres para realizar trocas entre si” e que irá modernizar o Sistema Nacional de Emprego (SNE).

SEGURANÇA

Lula

Para a segurança pública, Lula afirma que a prioridade será a valorização da vida e da integridade física, articulando políticas de prevenção com a ação policial, com ações de atenção às vítimas.

O petista promete que, além de elaborar políticas públicas específicas para as populações vulnerabilizadas pela criminalidade, irá enfrentar o crime organizado e as milícias, e aumentar a valorização dos profissionais da segurança pública.

Bolsonaro

Contraditoriamente, para a garantia do direito à vida, Bolsonaro defende a ampliação do porte de armas. Além disso, mesmo sua família sendo constantemente acusada de ter relações com milícias, o candidato também diz que irá enfrentar o crime organizado.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Segundo ele, caso seja eleito, também irá ampliar a quantidade de tecnologias voltadas para a garantia da segurança pública, como drones e a inteligência artificial.

MEIO AMBIENTE

Lula

Diante do aumento de queimadas e desmatamento, Lula afirma que irá cuidar mais dos recursos naturais brasileiros e estimular atividades que provoquem menos impactos negativos ao meio ambiente.

O petista se compromete com a defesa da natureza e com o combate mineração ilegal, principalmente na Amazônia. Além disso, ele quer recompor as áreas degradadas e promover o reflorestamento dos biomas.

Bolsonaro

Recordista em termos de devastação da biodiversidade em seu mandato, Bolsonaro diz que vai proteger o meio ambiente.

Segundo ele, a atividade minerária é “indispensável” e deve ser estimulada. Da mesma forma, ele promete intensificar ações que contribuam na promoção do agronegócio.

CULTURA

Lula

Lula considera a cultura como um elemento fundamental para a reestruturação do país. O candidato afirma que irá garantir o amplo direito à cultura, fortalecer as instituições, e recuperar o financiamento da área. Ele defende a implantação do Sistema Nacional de Cultura e a descentralização de recursos para os estados.

Com as iniciativas, o petista pretende ampliar e criar políticas culturais, que melhorem a economia da cultura, fortaleça a memória e diversidade cultural, valorize a arte produzida nas periferias e fomente valores civilizatórios.

Bolsonaro

Muito criticado pela falta de investimento na área e desamparo aos artistas durante a pandemia, em busca de reeleição, Bolsonaro afirma que vai triplicar o orçamento da pasta, até 2026.

Segundo ele, a prioridade será fortalecer “os nossos valores culturais” e, para isso, irá articular as esferas dos poderes públicos, estabelecer redes institucionais e dialogar com empresas do setor privado. Ele também afirma que irá consolidar a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Edição: Larissa Costa