Minas Gerais

CONSTRANGIMENTO

Estudantes da Fadipa, em Ipatinga (MG), denunciam assédio eleitoral em palestra na faculdade

Material apresentado em evento tinha logomarca do Partido Novo, do governador Romeu Zema

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Imagem: - Reprodução

Em Ipatinga, na região do Vale do Aço mineiro, estudantes denunciam assédio eleitoral, em favor da candidatura de Jair Bolsonaro (PL), durante palestra com coronel e economista. A atividade aconteceu na última quarta-feira (26), em um auditório da Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa).

Umas das alunas da instituição, que prefere não se identificar por medo de represálias, afirmou ao Brasil de Fato MG que, durante o evento, os palestrantes elogiaram a gestão do atual presidente e fizeram alusões diretas e indiretas ao lema de campanha do candidato à reeleição.

“Foram feitas várias homenagens à bandeira, de uma forma patriota exagerada igual o Bolsonaro faz. O coronel gritava ‘pátria’ e os alunos tinham que responder ‘Brasil’. Depois, ele falou a frase do Bolsonaro ‘Brasil acima de tudo´, Deus acima de todos’”, relata.

Fotografias tiradas durante o evento mostram que o material projetado pelos palestrantes para os alunos também continha a logomarca do Partido Novo, do governador Romeu Zema, que se posiciona em apoio à candidatura de Bolsonaro.

“Fizeram menção o tempo todo ao Zema e ao Partido Novo e todos os slides tinham a logo do partido. Também fizeram questão de reforçar que eram amigos do alto escalão político do Novo”, destacou a estudante.

Mesmo sem ter mudado seu voto, a aluna afirma que se sentiu constrangida e que, após a palestra, tem medo de sofrer represálias da instituição.

“Na minha opinião foi sim assédio eleitoral, tanto é que denunciei imediatamente e organizei outros alunos para tomarmos providências juntos. Eu me senti constrangida, porém, não mudei meu voto. Só me sinto mais insegura de expor minha opinião política”, comentou.

A aluna ainda conta que não é comum a faculdade oferecer palestras gratuitas ao corpo discente e que, após o evento, o clima entre os estudantes passou a ser de hostilidade.

"Foi ridícula a palestra na semana de eleição. Eu estudo lá há quatro anos e nunca deram qualquer palestra para a gente, as que tinham eram marcadas antecipadamente com número limitado e eram pagas. Essa foi simplesmente a faculdade enfiando um monte de aluno dentro do auditório para ouvir um discurso bolsonarista. Gerou a divisão da faculdade e agora está um clima hostil”, afirmou.

Procurada pela reportagem para comentar sobre o caso, a Fadipa não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

 

 

​​​​​​

​​​​​​

Edição: Larissa Costa