Minas Gerais

DEMOCRACIA

Justiça determina que Zema estabeleça gratuidade do transporte da Grande BH no dia da eleição

Governador afirmou que é contra o passe livre

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Marcos Corrêa - PR

Após ação popular, a juíza Janete Gomes Moreira, da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, determinou que o governo de Romeu Zema (Novo) deve oferecer gratuidade do transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no próximo domingo (30), dia da votação do segundo turno das eleições.  A decisão foi publicada nesta sexta-feira (28).

“A concessão de gratuidade do transporte público pelo poder público no segundo turno das eleições presidenciais, nada mais é do que a consecução, na prática, da garantia de que todos os votos são iguais, vez que possibilitará a todo e qualquer indivíduo exercer plenamente a sua cidadania”, afirma a decisão.

Contrariando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou os estados e municípios a oferecer o passe livre no dia da votação, o governador, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), deu declarações durante a semana afirmando que era contra a medida.

Em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman (PSD) assinou, na segunda-feira (24), um decreto que estabelece a gratuidade dos ônibus no domingo.

:: Confira as cidades mineiras que terão passe livre durante o segundo turno das eleições ::

 

Edição: Larissa Costa