Na quarta (1), tomaram posse os 77 deputados e deputadas estaduais eleitos pela população mineira em 2022. A cerimônia foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
Para além da solenidade, o que mais a chamou atenção foram as posses populares realizadas em frente à Casa. As deputadas Beatriz Cerqueira (PT), Andreia de Jesus (PT) e Bella Gonçalves (PSOL) foram levadas, cada uma, à Assembleia pelos movimentos e categorias que representam, em um simbólico gesto de força social.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Profissionais da Educação levam Bia à ALMG
Beatriz Cerqueira (PT), eleita para seu segundo mandato, celebrou sua posse com mais de uma centena de apoiadores, em sua maioria profissionais da Educação mineira. Professora e ex-dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), Beatriz se emocionou com o ato.
“Os 248.864 votos são votos dessa coletividade. A formalidade e burocracia impedem que todos nós estejamos dentro da Assembleia, então a posse de verdade é essa aqui”, enalteceu. “O que posso prometer agora é que eu vou trabalhar como uma professora, porque não conheço quem trabalhe mais do que um profissional da educação”.
Cantando a música “companheira me ajuda, que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor”, as professoras levaram a deputada até o alambrado da Assembleia, de onde só a parlamentar poderia passar.
Andreia de Jesus é empossada com cortejo ancestral
Em frente à ALMG, a deputada estadual reeleita Andreia de Jesus (PT) realizou uma posse ancestral e popular junto ao povo preto, quilombola, capoeiristas, moradores da periferia, pessoas de terreiro, indígenas, comunidades atingidas pela mineração e população LGBTI+, que a acompanharam até a Assembleia.
Andréia reafirmou a importância de a mulher negra ocupar espaços políticos e ser “a preta voz de vidas negras” no Estado. “A gente vai seguir enfrentando o racismo que invisibiliza a gente”, reiterou. A deputada teve dez vezes mais votos na cidade onde mora, Ribeirão das Neves (MG), do que na primeira eleição.
“A gente vai continuar lutando por direito à moradia, pelo enfrentamento ao encarceramento em massa, pelo direito à cidade, pelo direito de os indígenas viverem em espaço urbano e com direitos”, elencou. “Garantir direitos para aqueles que foram silenciados e apagados por muito tempo”, completou.
O “bonde” da Bella
Quem também realizou sua posse popular foi a deputada Bella Gonçalves (PSOL), ex-vereadora de Belo Horizonte. Com a presença das vereadoras belo-horizontinas Iza Lourenço (PSOL) e Cida Falabella (PSOL), e de representantes de movimentos populares, em especial das Brigadas Populares, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), além de partidários do PSOL, representantes da cultura e da população LGBTI+.
“A gente chega é de bonde!”, reafirmou a deputada no seu perfil do Instagram. “Eu não poderia assumir o mandato na Assembleia Legislativa sem a presença dos movimentos e lutadores que fazem parte da nossa construção. Essa é a posse dos Sem Teto, dos que lutam por moradia, da população de rua, dos trabalhadores ambulantes, da população LGBTI+, dos lutadores pela terra, por uma alimentação saudável e soberana”, disse.
“Gratidão a todos que participaram da nossa posse popular. A partir de hoje, vamos ocupar a Assembleia com toda nossa diversidade. E assim como foi essa celebração, será nosso mandato: coletivo, popular e de luta”, concluiu.
Leninha ocupa a vice-presidência da mesa diretora
Logo que empossados, os deputados realizaram a eleição da mesa diretora para o biênio 2023-2025, em que escolheram os sete cargos que presidirão a Assembleia (presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º e 3º secretários).
O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) foi eleito presidente da Casa, mas o destaque ficou para a única mulher na mesa, a deputada estadual Leninha (PT), que se torna a primeira mulher negra a ocupar o cargo de 1ª vice-presidenta. Desde 1999, nenhuma mulher participa da mesa diretora da Casa.
Bancada petista
Para esta legislatura, o partido com maior número de parlamentares na ALMG será o Partido dos Trabalhadores (PT), que empossou 12 parlamentares. Na sequência, o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Liberal (PL), com 9 deputados cada um.
Confira a lista completa dos deputados estaduais mineiros que tomaram posse para a 20ª legislatura:
● Adriano Alvarenga (PP);
● Alê Portela (PL);
● Alencar Da Silveira Jr (PDT);
● Ana Paula Siqueira (Rede);
● Andreia De Jesus (PT);
● Antonio Carlos Arantes (PL);
● Arlen Santiago (Avante);
● Arnaldo (União Brasil);
● Beatriz Cerqueira (PT);
● Bella Gonçalves (Psol);
● Betão (PT);
● Betinho Pinto Coelho Alberto (PV);
● Bim da Ambulância (Avante);
● Bosco (Cidadania);
● Bruno Engler (PL);
● Caporezzo (PL);
● Carlos Henrique (Republicanos);
● Cassio Soares (PSD);
● Celinho Sintrocel (PC do B);
● Charles Santos (Republicanos);
● Chiara Biondini (PP);
● Coronel Henrique (PL);
● Coronel Sandro (PL);
● Cristiano Silveira (PT);
● Delegada Sheila (PL);
● Delegado Christiano Xavier (PSD);
● Doorgal Andrada (Patriota);
● Douglas Melo (PSD);
● Doutor Wilson Batista (PSD);
● Dr Maurício (Novo);
● Dr. Jean Freire (PT);
● Dr. Paulo (Patriota);
● Duarte (PSD);
● Eduardo Azevedo (PSC);
● Elismar Prado (Pros);
● Enes Candido (PMN);
● Fábio Avelar (Avante);
● Gil Pereira (PSD);
● Grego (PMN);
● Gustavo Santana (PL);
● Gustavo Valadares (PMN);
● Ione Pinheiro (União Brasil);
● João Magalhães (MDB);
● João Vitor Xavier (Cidadania);
● Leandro Genaro (PSD);
● Leleco Pimentel (PT);
● Leninha (PT);
● Leonídio Bouças (PSDB);
● Lohanna (PV);
● Lucas Lasmar (Rede);
● Lud Falcao (Podemos);
● Luizinho (PT);
● Macaé Evaristo (PT);
● Maria Clara Marra (DC);
● Mário Henrique Caixa (PV);
● Marli Ribeiro (PSC);
● Marquinho Lemos (PT);
● Mauro Tramonte (Republicanos);
● Nayara Rocha (PP);
● Neilando Pimenta (PSB);
● Noraldino Júnior (PSC);
● Oscar Teixeira (PP);
● Professor Cleiton (Cleitinho) (PV);
● Professor Wendel Mesquita (SD);
● Rafael Martins (PSD);
● Raul Belém (Cidadania);
● Ricardo Campos (PT);
● Roberto Andrade (Patriota);
● Rodrigo Lopes (União Brasil);
● Sargento Rodrigues (PL);
● Tadeuzinho (MDB);
● Thiago Cota (PDT);
● Tito Torres (PSD);
● Ulysses Gomes (PT);
● Vitorio Junior (PP);
● Zé Guilherme (PP);
● Zé Laviola (Novo).
Edição: Larissa Costa