Minas Gerais

DIRETRIZES

Em BH, Conferência de Segurança Alimentar debate produção sustentável e soberania

Encontro acontece neste fim de semana e é etapa preparatória para processo nacional, que será realizado em setembro

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

O tema da é conferência “Por democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar”. - Foto: Divulgação/ Embrapa

Acontece neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de julho, a quinta Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. Na agenda, delegados e delegadas das regionais da capital mineira debaterão políticas públicas para o setor, tendo como mote o tema “Por democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar”.

Os interessados podem realizar até esta quarta-feira (12) as inscrições para participar do evento. Os grupos de trabalho serão divididos entre os eixos: produção de alimentos e fortalecimento popular e comunitário das políticas do setor. Além dos temas, a plenária também elegerá três representantes que participarão da Conferência Metropolitana do setor.

Políticas, como o funcionamento dos restaurantes populares, a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e o incentivo às produções de hortas comunitárias e outros tipos de cultivo urbano e familiar, passarão pelos debates.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“São pautas muito importantes, visto que nós passamos por um período tão grave de retrocessos de políticas públicas, com a volta do Brasil ao Mapa da Fome e o aumento expressivo do uso de agrotóxicos. Então discutir a produção de comida de verdade em um contexto de soberania alimentar é de extrema importância, sobretudo neste momento em que estamos lutando para reconquistar aquilo que nos foi tirado”, pontua Diana Nascimento, presidenta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte.

A programação da Conferência termina com uma cultural na Feira Estadual da Reforma Agrária, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No evento, os visitantes poderão adquirir produções e cultivos de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de provar pratos típicos de distintas regiões do estado.

Para participar da conferência, basta realizar a inscrição neste link

 

Edição: Larissa Costa