Minas Gerais

PARTICIPAÇÃO

Governo Lula faz caravana na bacia do Rio Doce, atingida pelo rompimento da barragem de Fundão

Ao todo, comitiva passará por 15 municípios para ouvir demandas das comunidades afetadas pelo crime da Samarco/Vale/BHP

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
E Timotéo, caravana faz encontro com atingidos pela mineração de todo o Vale do Aço/MG. - Foto: Instagram/ Luiza Dulci

Representantes do governo federal e lideranças políticas de Minas Gerais estão, até o dia 24 deste mês, percorrendo a bacia do Rio Doce, região atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, de propriedade da Samarco/Vale/BHP Billiton, no ano de 2015.

O objetivo da caravana, que começou na última sexta-feira (14) e passará por 15 municípios mineiros e do Espírito Santo, é ouvir as demandas das comunidades, que tiveram seus modos de vida, cultura e trabalho modificados pelo crime das mineradoras. 

Durante a passagem pela cidade de Timóteo, na segunda-feira (17), a assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiza Dulci, destacou a importância de pautar a participação social na luta por reparação socioambiental. 

Ela relata que o governo federal está mobilizado para discutir sobre o processo de repactuação da bacia do Rio Doce e a tentativa de construção de um novo acordo, com o protagonismo das famílias atingidas. 

“São 14 ministérios que, por orientação do presidente Lula, estão se dedicando dia a dia para trabalhar na questão da repactuação e ver o que é possível fazer pela região do Rio Doce”, garantiu Luiza. 

:: Leia também: Atingidos pelo rompimento em Mariana (MG) exigem participação em repactuação no Rio Doce ::

A comitiva do governo conta com a presença de membros dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar e da Secretaria de Comunicação.

A caravana também já passou por Mariana e Barra Longa, onde dialogou com moradores de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Monsenhor Horta, Águas Claras, Cachoeira do Brumado, Bandeirantes, Antônio Pereira, Rio Doce e Ponte Nova, entre outros. 

Também acompanhando as atividades, na visita ao município de Barra Longa, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) enfatizou que, quase oito anos após o rompimento da barragem, a falta de reparação tem adoecido pessoas e comunidades inteiras. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Estamos escutando as pessoas que foram impactadas pelo crime. Barra Longa é uma cidade adoecida, onde a Fundação Renova tem renovado o crime. Na cidade, o direito à moradia com dignidade tem sido negado. Todos nós precisamos ser solidários e nos somarmos, entendendo a necessidade da luta pela reparação”, relatou a parlamentar. 

:: Leia também: “Queremos sentar à mesa que vai definir nossas vidas”, disse atingida de Gesteira ::

Ainda na segunda-feira, quando a caravana chegou a Naque e a Cachoeira Escura, moradores dos municípios organizaram assembleias populares para apresentar ao governo Lula suas realidades e reivindicações. As duas atividades contaram, ao todo, com a presença de quase 500 pessoas, de nove cidades atingidas. 

Nesta terça-feira (18), os representantes do governo visitam os municípios de Tumiritinga e Governador Valadares. Nesta quarta (19), a comitiva passará por Resplendor e Aimorés. 

Edição: Larissa Costa