Minas Gerais

MINAS GERAIS

Copasa se associa a instituto que tem interesse na privatização do saneamento

Movimentação acontece em meio à ofensiva de Zema para vender empresas estatais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
o Instituto Trata Brasil é um Think Tank, instituições que tem o objetivo de estimular ideias ligadas ao meio empresárial - Foto: Divulgação Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou, neste mês, um termo de associação com o Instituto Trata Brasil, que é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), formada por empresas que defendem ideias privatistas.

O processo acontece em meio a uma série de declarações de Romeu Zema (Novo), sobre a intenção de apresentar um projeto de lei (PL) à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e retirar da Constituição mineira a obrigatoriedade da realização de um referendo para a venda das empresas estatais. A medida, defendida pelo governador, consequentemente, facilitaria a entrega da Copasa para a iniciativa privada.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG) Lucas Tonaco avalia que, ainda que diretamente a associação com o instituto não facilite a privatização da estatal, ao firmar um pacto com o Trata Brasil, a Copasa vai contra seus próprios interesses.

“O viés que o Trata Brasil defende é o da privatização. Portanto, a Copasa está se associando com ideias que vão defender o que ‘infligiria’ a companhia, que são os interesses dos lobistas privados, da indústria privada do saneamento”, comentou.

Em reportagem publicada no site do governo de Minas Gerais, o presidente da estatal Guilherme Duarte disse que a associação é uma “demonstração da união de esforços para garantirmos ao cliente da Copasa serviços eficientes e de qualidade”.

Para a mesma matéria, a presidenta do Trata Brasil Luana Pretto também afirmou que considera a parceria fundamental, e que o objetivo é “conscientizar a população a respeito da importância do acesso” ao saneamento.

Porém, Lucas Tonaco enfatiza que é necessário ficar atento às movimentações da empresa estatal que, desde o primeiro mandato de Romeu Zema, vem sofrendo interferências do governo e está na mira da privatização.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“A Copasa tem feito a movimentação de sair das iniciativas que protegem as empresas estatais. Ela saiu da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), por exemplo, que defendia os interesses da empresa pública. A Copasa saiu alegando que a Aesb estava com práticas protecionistas”, conta o diretor do Sindágua-MG.

O que é o Trata Brasil?

Em seus canais de comunicação, o Trata Brasil se apresenta como uma Oscip que “produz informações sobre saneamento e mobiliza a sociedade em prol da universalização de água e esgoto”.

O dirigente do Sindágua-MG explica que a entidade é um tipo de think tanks, que são instituições de pensamento, muito comuns nos Estados Unidos, e que vem crescendo no Brasil, que têm o objetivo de estimular ideias de lobby, ou pressão de grupos organizados, em especial, os privados. 

“No caso do Trata Brasil tem uma influência muito grande da Aegea e do Águas do Brasil, que são dois grandes conglomerados empresariais privados, e da indústria do saneamento”, explica Lucas Tonaco.

Para ele, a principal crítica ao instituto é de que o Trata Brasil é muito alarmista e não faz uma boa relativização dos dados.

“Eles não colocam a situação do saneamento de forma crítica, possuem muita influência do privado e distribuem ideias contra o saneamento público, o que é muito temerário”, conclui.

Edição: Larissa Costa