Minas Gerais

MINAS GERAIS

Em Rio Pardo de Minas, audiência debate políticas para agroecologia e segurança alimentar

Atualmente, 90% da produção do município é feita por meio práticas agroecológicas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Crédito - Sarah Gonçalves

Com objetivo de debater políticas públicas voltadas para a agroecologia e para a segurança alimentar, aconteceu, na última semana, uma audiência pública, na Câmara Municipal de Rio Pardo de Minas, município da região Norte do estado.

A reunião foi estimulada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), por meio do projeto Agroecologia nos Municípios, em parceria com a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA). Além de agricultores familiares, participaram da audiência representantes de cooperativas, representantes de entidades sindicais e membros da comunidade da Escola Família Agrícola (EFA).

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Atualmente, 90% da produção de Rio Pardo de Minas é feita por meio práticas agroecológicas. Além da alimentação, as atividades desenvolvidas pelas comunidades geraizeiras ajudam na preservação da natureza e mantêm vivas as tradições e as relações com o território. Porém, a população reclama de falta de políticas públicas para a agroecologia no município.

Maria Lúcia Agostinho, agricultora familiar, conta que, além da falta de apoio ao cultivo, existem dificuldades de escoamento da produção. Para ela, a realização da audiência pública foi um passo importante para mudar o atual cenário.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“Nós não temos nenhum apoio municipal. É fundamental fortalecer a produção agroecológica, pois por esse caminho é possível garantir a renda para os agricultores familiares e oferecer ao mercado uma alimentação saudável e sem veneno”, destaca.

Entre os encaminhamentos da reunião, foi formado um grupo de pessoas da sociedade civil que irá acompanhar a elaboração, aprovação e regulamentação de um projeto de lei que estabeleça um fundo agroecológico no município.

Edição: Larissa Costa