Minas Gerais

PARTICIPAÇÃO

Saiba como opinar sobre PEC de Zema que retira o direito de decidir a respeito de privatizações

Desde que consulta foi aberta pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, maioria é contra a proposta do governador

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Até a tarde desta quarta-feira (18), foram computados mais de 2 mil votos contrários à proposta - Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abriu uma consulta à população sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), que visa acabar com a obrigatoriedade de realização de um referendo popular para privatizar as empresas públicas mineiras.

O canal tem o objetivo de demonstrar aos deputados uma amostra da opinião pública sobre o projeto, que começou a tramitar na ALMG na última semana.

Desde que a consulta foi aberta no dia 10 de outubro, a maioria dos participantes demonstram opinião contrária à PEC, que busca facilitar a venda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Até a tarde desta quarta-feira (18), foram computados mais de 2 mil votos contrários à proposta e apenas 53 a favor. Além de votar, também é possível deixar comentários escritos sobre o projeto. Na plataforma, mais de 500 pessoas já deram depoimentos sobre o tema.

Maikon Gabriel Vaz, por exemplo, questionou quais são os motivos para o governador não querer ouvir a população sobre a venda de estatais que desempenham serviços essenciais, como distribuição de energia, água e saneamento básico.

“Por que o medo da opinião da população mineira? Temos o direito de escolher o melhor para o nosso estado e povo. Minas Gerais não é as lojas Zema”, comentou na plataforma.

Milton Wagner Brasil destacou em seu comentário que os principais impactados pela privatização das empresas será justamente a população mais pobre, que depende dos serviços públicos para viver com dignidade.

“Esse governador vem de berço de ouro e é claro que vai tentar uma jogada dessa, pois o exime da responsabilidade de fornecer bens que garantem a sobrevivência, principalmente para os mais necessitados. Como os mineiros tiveram coragem de colocar um cidadão desse no poder? Deve ser o fim dos tempos”, publicou.

Participe

Movimentos populares e sindicais chamam a população para participar da consulta, que segue aberta durante a tramitação da PEC na ALMG. As organizações acreditam que o instrumento é uma forma de pressionar os deputados para que se atentem aos interesses do povo mineiro.

Para participar, basta clicar aqui, fazer um breve cadastro no site da ALMG e escolher a opção de voto. Todo o procedimento dura menos de dois minutos.

 

Edição: Larissa Costa