Minas Gerais

RETROCESSO

Zema veta ampliação da Estação de Fechos e abastecimento hídrico da RMBH corre perigo

Decisão do governador pode impactar mais de 200 mil moradores da região

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

João Marcos Rosa/Projeto Manuelzão - Foto:

Romeu Zema (Novo) vetou todo o texto da Proposição de Lei 25.628, que trata sobre a expansão da Estação Ecológica de Fechos, que fica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A decisão do governador de Minas Gerais foi publicada no último sábado (13). 

Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, a proposta tinha o objetivo de acrescentar à área protegida mais 222 hectares, sendo 62,7 de florestas e 145,9 de campos de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, além de quatro nascentes. 

Popularmente conhecida apenas como “Fechos”, a estação possui 602 hectares, com espécies de Mata Atlântica e Cerrado, 15 nascentes e uma rica biodiversidade de fauna e flora. A área é responsável por aproximadamente 70% da água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Redondo, que abastece a região.

Parlamentares podem derrubar o veto do governador

Na justificativa do veto, o governador afirmou que parte do território que seria protegido com a expansão de Fechos possui grande “potencial econômico”. Romeu Zema faz referência aos interesses de empreendimentos minerários, que querem explorar a região. 

Em entrevista ao Brasil de Fato MG, publicada no mês passado, o engenheiro florestal  e membro do movimento “Fechos, eu cuido”, Paulo Neto, explicou os impactos da não ampliação da estação, que pode prejudicar o acesso à água de mais de 200 mil moradores da RMBH.

“Se essa área não for contemplada na expansão de Fechos, ela vai ficar à disposição da mineradora, para a Vale minerar”, comenta Paulo Neto.

Entenda

As mobilizações pela expansão da Estação Ecológica de Fechos já acontecem há mais de uma década e, com o início da tramitação do PL 96/2019 na ALMG, a população comemorou a oportunidade de tornar real o sonho da ampliação da área protegida. 

Porém, ainda no ano passado, deputados da base do governo apresentaram um substitutivo ao projeto, modificando a proposta inicial que, entre outras incorporações, incluía a proteção do Córrego do Tamanduá, que também abastece a RMBH e sofre com assoreamento.

Na época, o projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmou que as movimentações contrárias à ampliação da estação são pautadas em um estudo realizado pela Vale, “que tem interesse em expandir a Mina Tamanduá, vizinha de Fechos”.

:: Saiba mais:  Base de Zema quer votar proposta que coloca em risco abastecimento hídrico de Belo Horizonte :: 

Após pressionar os deputados, moradores dos municípios diretamente impactados pela proposta conseguiram a aprovação do PL em seu texto original. Porém, para entrar em vigor, era necessária a sanção do governador. 

Com a decisão de Romeu Zema, será formada uma comissão da ALMG para avaliar o veto, que ainda pode ser revertido pelos parlamentares. 

 

Edição: Elis Almeida