Em Belo Horizonte, um projeto que busca ampliar a contribuição mulheres negras nos espaços democráticos será lançado nesta sexta-feira (19). Chamada de “Negraiar”, a proposta é idealizada pela Teia de Criadores e o lançamento acontece na Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, no bairro Lagoinha, a partir das 19h.
O evento contará com a participação da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo, que conduzirá uma aula magna sobre o tema. Além disso, será apresentado o calendário de ações para o primeiro semestre de 2024.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
“Consideramos viáveis os objetivos do projeto e acreditamos que ainda podemos contribuir para criar conexões entre estas mulheres a fim de que consolidem laços e criem raízes no espaço político”, explica a diretora-executiva da Teia de Criadores, Mariana Evaristo.
Segundo os organizadores, um dos objetivos do projeto é promover a divulgação de informações a respeito dos direitos políticos para garantir participação cidadã e, dessa forma, dialogar sobre a vivência de meninas e mulheres negras do Brasil. Reforçar redes de comunicação no combate à desinformação também são ideais que fundam o “Negraiar”.
Serão realizadas oficinas, rodas de conversa, cursos e palestras, desenvolvidas em comunidades periféricas, além de ações online para multiplicar o debate.
Assuntos como fortalecimento da saúde mental e autocuidado das mulheres negras devem pautar o projeto, uma vez que, segundo a Teia de Criadores, esses são valores fundamentais para o ingresso e a permanência de pessoas negras na política, haja visto “o histórico de negligência e deslegitimação” nos espaços institucionais.
O projeto também será desenvolvido em Brasília e Salvador.
SERVIÇO
Lançamento do Projeto NEGRAIAR e aula magna Edilene Lôbo
Data: 19/04/2024
Local: Rua Fagundes Varela, 99, Lagoinha
Horário: 19h
Edição: Leonardo Fernandes