Minas Gerais

REVOLTA

Conjuração da água: temperatura política em Ouro Preto anda alta, apesar do inverno

Cidade privatizou o saneamento, tendo apenas uma empresa concorrente à licitação. Moradores se organizam

Belo Horizonte (MG) |
Para às 15h do próximo sábado (28) está marcado um novo ato na Praça da Estação. - Carlos Henrique de Rezende

Conhecida pelo seu rico patrimônio cultural e pela baixa temperatura que predomina durante o inverno, a cidade histórica de Ouro Preto (MG), a 100 km da capital Belo Horizonte, está “pegando fogo”. O motivo: a privatização do saneamento básico. 

No dia 3 de dezembro de 2019, quando era prefeito o emedebista Júlio Pimenta, foi publicado no Diário Oficial da cidade a lei complementar 188, de 28 de novembro, que extinguiu o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (SEMAE-OP), entregando-o, por intermédio de uma concessão, à empresa Ouro Preto Serviços de Saneamento (Saneouro). 

Mudanças têm causado preocupação e revolta na população

Trata-se de um consórcio entre a GS Inima Brasil, subsidiária da GS Inima Environment, controlada pelo grupo sul-coreano GS E&C, e as empresas mineiras MIP e EPC. O prazo de vigência do contrato é de 35 anos.       

As mudanças implementadas após a concessão dos serviços de água e esgoto têm causado preocupação e revolta na população.

Foram implementados hidrômetros nas calçadas das residências e as simulações das novas faturas de água têm assustado moradores. As famílias que antes pagavam uma Taxa Básica Operacional (TBO) de R$ 22, agora terão que arcar com contas superiores a R$ 250, em média.

Desde o dia 24 de julho manifestantes estão acampados na praça Tiradentes

Com quase 75 mil habitantes, apenas 64% contam com a coleta de esgoto do município e o restante usa fossa séptica. Além disso, 12% da população não tem acesso a água potável.  

Água não deve ser mercadoria 

Atos, caminhadas, panfletagens, abaixo assinados e protestos têm ocorrido na cidade. Desde o dia 24 de julho, um grupo de manifestantes ouropretanos, integrantes da Ocupação Chico Rei e organizados no MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) estão acampados na Praça Tiradentes, principal ponto turístico da histórica Ouro Preto, para denunciar a situação.

O vereador Wanderley Kuruzu (PT) permanece no acampamento e explica a situação: “o saneamento básico de Ouro Preto foi privatizado no final de 2019.  Esse consórcio foi o único que se candidatou na licitação, foi o vencedor e recentemente começou a mandar as simulações das tarifas para as casas das famílias, que estão sofrendo verdadeira tortura psicológica em tempos de covid-19”, explica.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O atual prefeito Ângelo Oswaldo (PV), eleito em 2020, teve como uma de suas principais pautas e bandeiras de campanha romper o contrato com a Saneouro e combater o aumento na tarifa da água.

“Em momento de pandemia, as pessoas estão recebendo valores absurdos, aproximadamente o dobro das cidades vizinhas. Suspenderemos o acampamento por 30 dias, e, se as coisas não andarem de acordo com o anseio do povo, retornaremos. Água não é mercadoria e Ouro Preto não aceitará essa privatização”, aponta Kuruzu.

O grupo "Patrulha da Água" faz coleta de assinaturas dos moradores e o chamado "Comitê Sanitário Popular" faz uma conscientização da população a não permitir a instalação de hidrômetros, como forma de fazer o consórcio desistir de ficar na cidade, visto que, de acordo com o contrato firmado com a prefeitura, a cobrança por hidrometração só poderá ter início quando o aparelho de medida de consumo for instalado em pelo menos 90% das casas, comércios e demais estabelecimentos.

CPI e novo ato

Enquanto isso, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) está em andamento na Câmara de Vereadores e busca apurar denúncias de possíveis irregularidades no processo licitatório e no contrato firmado entre a Saneouro e a prefeitura.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

No último sábado (21), diversos movimentos sociais da cidade realizaram uma caminhada pelo "Fora Saneouro". Os manifestantes se concentraram às 10h na Praça da Estação e caminharam até a Praça Tiradentes com cartazes, faixas e palavras de ordem contra a privatização da água.

Para às 15h do próximo sábado (28) está marcado um novo ato na Praça da Estação.

 

Edição: Elis Almeida