Minas Gerais

INFORMAÇÃO

Websérie mostra informações contidas no processo sobre o Massacre de Ipatinga (MG)

Episódio aconteceu em 1963, quando a PM atirou contra operários em greve, matando oito pessoas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A produção tem o objetivo de compartilhar a leitura, pouco divulgada, do inquérito 2.035 da corregedoria da Polícia Militar - Foto: Divulgação

A partir de domingo (19), estará disponível, nos canais de Nilmar Laje, a websérie “Massacre de Ipatinga, versão dos autos”. São seis episódios, com classificação livre. A estreia acontece às 17h.

:: Leia também: 56 anos do massacre de Ipatinga (MG) ::

A produção tem o objetivo de compartilhar a leitura, pouco divulgada, do inquérito 2.035 da corregedoria da Polícia Militar e do processo administrativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o assassinato de sete trabalhadores e uma criança, ocorrido no dia 7 de outubro de 1963, na cidade de Ipatinga (MG).

O massacre

As informações do processo apontam que a Usiminas, cuja sede se localizava na cidade, vigiava trabalhadores que previam a deflagração de greve no dia 7 de outubro. O objetivo da ação era reivindicar melhores condições de trabalho.

Após uma assembleia realizada pelos operários na noite anterior à greve, a Polícia Militar (PM) foi acionada e chegou à portaria da Usiminas. Em sequência, a PM se dirigiu ao bairro onde ficavam os alojamentos que abrigavam os operários e, segundo as informações do processo, agiram com violência desproporcional.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na manhã do dia 7 de outubro, a PM foi acionada novamente para conter a movimentação dos trabalhadores. Na ocasião, um soldado realizou disparos em direção aos operários, levando à morte de seis trabalhadores e uma criança. Posteriormente, outra vítima que  estava ferida faleceu.

O julgamento dos policiais envolvidos só foi finalizado em 1965, em plena ditadura militar. Os policiais foram inocentados sob alegação de excludente de ilicitude, previsto no Código Penal, que indica que não há crime quando o agente pratica o fato em estado de necessidade ou em legítima defesa, entre outras circunstâncias. 

:: Leia também: Uma história pouco contada: Massacre de Ipatinga (MG) vai perdendo suas testemunhas ::

Os trabalhadores, mesmo sem provas e com muitas contradições nos depoimentos dos policiais, foram considerados comunistas. 

Para assistir à produção, acesse o canal de Nilmar Lage no YouTube.

 

 

Edição: Larissa Costa