Minas Gerais

ELEIÇÕES 2022

Editorial | O momento é agora

"Da luta do povo ninguém descansa"

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Imagem - Ricardo Stuckert

O primeiro turno das eleições passou e, infelizmente, não teremos descanso em Minas Gerais. Pelo menos por ora.

Primeiramente porque tivemos a reeleição de Romeu Zema, um governador empresário que olha somente para os interesses das elites mineiras. O que exigirá nos próximos quatros anos vigilância, capacidade articulação política e construção coletiva de movimentos de resistência. Fiquemos atentas às nossas serras, às nossas águas, aos nossos direitos ameaçados pelo Regime de Recuperação Fiscal.

Faltam poucas semanas. Iremos vencer

Em segundo lugar, devemos trabalhar bastante nestas próximas semanas. É hora de dialogar com as pessoas da nossa família, da escola, da academia, do condomínio, sobre as ameaças concretas que o fascismo impõe sobre nossas vidas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Precisamos estar preparadas para contrapor as notícias falsas, disparadas e rapidamente viralizadas pelas máquinas do ódio e da maldade. Temos que ir para as periferias, para os pontos de ônibus, para enfrentar as mentiras disseminadas pelo governo miliciano de Jair Bolsonaro. As ruas e as redes, mais do que nunca, nos exigem preparação.

Governo Bolsonaro não tem escrúpulo

Definitivamente, nesta semana, ficou óbvio que não podemos nos calar e ficar imóveis, esperando o tempo passar. A semana começou com notícias falsas de teor religioso, que demonstram a hipocrisia da família Bolsonaro, que manipulam a fé das pessoas para interesses próprios.

Sigamos em frente, nossa semente está plantada

E, teve também, em uma canetada, o bloqueio por parte do governo federal de mais R$ 2,4 bilhões de recursos que seriam destinados as universidades neste ano. Isso sim é uma balbúrdia, um descalabro: atacar a educação pública para engordar o orçamento secreto.

Como disse Simone Tebet, que está apoiando Lula, passadas as eleições, podemos nos deparar com o “maior esquema de corrupção do planeta Terra”, que é o orçamento secreto de Bolsonaro.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“Há denúncia, que uma cidade de pouco mais de 20 mil habitantes fez mais exames de HIV do que toda a cidade de São Paulo, com 12 milhões de habitantes. Tem uma cidade pequenininha que diz que extraiu em um único ano 540 mil dentes, o que significa ter tirado 14 dentes de cada boca de cada cidadão, inclusive de bebê recém-nascido. Eu estou falando de nota fria, que o dinheiro pode ter saído de Brasília e chegado no bolso de alguém, em um conluio”, disse ela.

Falta pouco

Por isso não tempos tempo para descanso. Precisamos urgentemente colocar fim nesse ciclo corrupto, de pessoas que zombam da nossa cara e dos nossos mortos. O momento é agora. Sigamos em frente, nossa semente está plantada. Faltam poucas semanas. Iremos vencer.

Edição: Elis Almeida