Minas Gerais

MINERAÇÃO

Das 47 barragens interditadas por falta de segurança no Brasil, 31 estão em Minas Gerais

Entre as barragens inseridas no nível 3 de emergência, ou seja, com risco de ruptura iminente, maioria é da Vale

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Crédito - Isis Medeiros

No Brasil, 42 barragens de mineração estão interditadas, devido à falta de estabilidade e de segurança. Entre elas, 31 estão situadas em Minas Gerais. De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), divulgados em um relatório neste mês, esse número representa um crescimento. No mês de fevereiro, eram 42 estruturas instáveis no Brasil.


Fonte / Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à mineração

Entre as barragens inseridas no nível 3 de emergência, ou seja, com risco de ruptura iminente, estão a barragem B3/B4, em Nova Lima; Forquilha III, em Ouro Preto; e a Sul Superior, em Barão de Cocais, pertencentes à Vale, mineradora responsável pelo crime em Brumadinho, que matou 272 pessoas, e em Mariana, que, junto com a BHP Billiton, causaram a destruição da Bacia do Rio Doce.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A barragem de rejeitos da Mina Serra Azul, em Itatiaiuçu, da ArcelorMittal também é nível 3, não tem estabilidade comprovada e apresenta alto risco de ruptura.

As barragens de Forquilha I e II, no limite das cidades de Itabirito e Ouro Preto; Xingu, em Mariana; Grupo, Dique de Pedra, e Área IX, todas em Ouro Preto e também pertencentes à Vale, se enquadram no nível 2 de emergência. Há ainda 21 barragens em Minas Gerais no nível 1 de emergência.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Edição: Larissa Costa