Minas Gerais

MINERAÇÃO

Em BH, lançamento do Alerta Patrimonial Global discute a preservação da Serra do Curral

Medida visa chamar a atenção de todo o mundo para a situação do cartão-postal da capital

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Crédito - Vander Brás

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi lançado, nesta terça-feira (6), o Alerta Patrimonial Global. Organizado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), o evento debateu medidas para a preservação da Serra do Curral, patrimônio da capital mineira ameaçado por empreendimentos de mineração.

Participaram do encontro ativistas em defesa do meio ambiente, intelectuais e membros da comunidade acadêmica da UFMG. Na ocasião, foram apresentados estudos sobre a situação do território e discutidas medidas para proporcionar maior integração entre a sociedade e as ações em defesa da Serra.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

No início deste ano, o Icomos, que assessora a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recebeu um pedido da sociedade civil para que interviesse em favor da Serra do Curral. Desde então, o conselho realizou visitas, fóruns de mediação e reuniões, com o objetivo de analisar a situação do território e sistematizar propostas para lidar com o conflito.

“A ideia foi observar in loco as ameaças ambientais e patrimoniais à área como um todo, e, em especial, os riscos representados ao Pico Belo Horizonte, símbolo da capital mineira”, destaca nota, assinada por cinco pesquisadores que visitaram a Serra do Curral, em julho deste ano.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Após o processo, o Icomos definiu por lançar o Alerta Patrimonial Global, com o objetivo de avisar lideranças de todo o mundo sobre a situação. O Icomos possui atualmente mais de 10 mil membros em 151 países, 104 comitês nacionais e 28 comitês científicos internacionais.

Edição: Larissa Costa