Minas Gerais

ENCONTRO

Referência em agroecologia, Troca de Saberes acontece entre 21 e 24 de julho em Viçosa (MG)

Programação é gratuita e conta com debates, feira da economia solidária e atividades culturais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A programação prioriza a construção coletiva do conhecimento e conta com as Instalações Artístico-Pedagógicas (IAPs) - Foto: Divulgação

Com o tema “Educação do campo e territórios: um embornal de sonhos e lutas!”, a 14ª edição da Troca de Saberes acontece entre os dias 21 e 24 de julho, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no gramado em frente ao edifício Arthur Bernardes.

Referência em agroecologia para o Brasil, o evento reúne quilombolas, indígenas, estudantes, professores(as), agricultores(as) familiares, técnicos(as) e pesquisadores(as), além da grande participação de jovens rurais.

Para Felipe Simas, professor da UFV e atual coordenador da Troca de Saberes, o tema deste ano reforça a importância dos territórios, das pessoas, das diferentes culturas e o papel fundamental da educação.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

"Uma educação que seja realmente do campo, contextualizada, que atenda às demandas, às lutas e aos sonhos desses povos”, aponta. O professor explica ainda que embornal é a bolsa que os agricultores e as agricultoras usam para carregar seus pertences importantes, que são utilizados durante a lida.

“O tema faz referência a esse símbolo, ao que a gente precisa carregar no embornal: nossos sonhos e lutas por uma nova sociedade”, completa.

Atividades

Assim como nas edições anteriores, a programação prioriza a construção coletiva do conhecimento e conta com as Instalações Artístico-Pedagógicas (IAPs), espaços, divididos em pequenos grupos com temas variados, em que as pessoas trocam saberes em um ambiente de participação, debates e aprendizagem.

A programação conta também com a assembleia do Sistema Participativo de Garantia da produção orgânica da Zona da Mata (SPG Floriô), trocas de mudas e sementes crioulas, feira da economia solidária, atividades de arte-educação ambiental para crianças (Troquinha de Saberes), além de diversas reuniões entre grupos e movimentos sociais, e atividades culturais.

A plenária do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata é uma das novidades deste ano.

A Troca de Saberes é uma realização do Núcleo de Educação no Campo e Agroecologia (Ecoa-UFV) junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC-UFV). É um evento totalmente gratuito e construído coletivamente com estudantes, representantes de organizações, de sindicatos de trabalhadores rurais e da agricultura familiar, e cooperativas e de movimentos sociais.

Edição: Larissa Costa